A unidade de saúde recebeu o status Diamante no WSO Angels Award, o mais alto nível da certificação internacional
O Hospital Geral do Grajaú (HGG) recebeu o status Diamante no WSO Angels Award, uma das mais prestigiadas organizações internacionais no combate ao acidente vascular cerebral (AVC). A certificação reconhece os hospitais de alto desempenho que registram e fornecem dados que ajudam na pesquisa e na identificação de pontos de

Dados extraídos do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil mostram que o AVC matou um brasileiro a cada sete minutos em 2025, sendo uma das principais causas de morte no país. No mundo, segundo a WSO, a cada 30 minutos um paciente com AVC, que poderia ter sido salvo, morre ou fica permanentemente incapacitado por não ter sido tratado da forma correta.
O status de “Diamante” é o mais alto nível da certificação, indicando que o hospital tem um desempenho excepcional no tratamento de AVC. Para atingir esse patamar, o HGG atendeu critérios, incluindo 90% de todos os pacientes com suspeita de AVC submetidos a procedimentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética em menos de 25 minutos, e 75% dos pacientes com AVC isquêmico recebendo trombólise IV em menos de 60 minutos. “Esta certificação valida a qualidade do atendimento eficiência, rapidez e segurança clínica no HGG. A consequência é um melhor atendimento ao paciente dessa patologia tão prevalente em nossa sociedade”, afirma Thiago Rizzo, gerente médico do Hospital Geral do Grajaú.
Thiago ressalta também que uma das mudanças que contribuiu com a melhoria na assistência foi a possibilidade de os pacientes terem suas imagens avaliadas dentro da sala de tomografia, podendo a terapia trombolítica ser realizada in loco. Anteriormente, o paciente tinha sua imagem avaliada, retornava à emergência para depois ser realizado o trombolítico, que é o tratamento que utiliza medicamentos para dissolver coágulos sanguíneos.