Bradesco Seguros

Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” recebe reacreditação de excelência da ONA

Fachada do Hospital Regional de Sorocaba / Foto: Divulgação
Fachada do Hospital Regional de Sorocaba / Foto: Divulgação

Em 2022, o hospital ficou em 15º lugar no ranking dos melhores hospitais públicos no Brasil, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross)

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” acaba de ser reacreditado com nível de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundado há 6 anos o hospital, situado na rodovia Raposo Tavares, no quilômetro 106, possui 204 leitos ativos, sendo 40 leitos de terapia intensiva (30 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica), 144 leitos em unidade de internação cirúrgicas e clínicas, adultos e pediátricos e 20 leitos de Hospital Dia.

Em 2022, o hospital ficou em 15º lugar no ranking dos melhores hospitais públicos no Brasil, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). Atualmente, a administração do hospital é realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que tem sido essencial para a busca por acreditações e certificações de qualidade, reforçando os compromissos com a excelência nos serviços de saúde.

A busca pela qualidade e segurança do paciente tem sido foco do Hospital Regional de Sorocaba (HRS) desde o início de suas atividades operacionais em 2018. “Apesar da instituição ter tido o privilégio de ter sido implantada com o auxílio de grandes profissionais da área da qualidade e segurança durante processo de consultoria preparatória para o mundo da Acreditação Hospitalar, a caminhada para o selo de qualidade não deixou de ser um desafio gigantesco, onde nos fez buscar por padrões elevados de qualidade em curto prazo de tempo, implantar processos de acordo com padrões estabelecidos, capacitar e desenvolver os colaboradores e gestores, e engajar as equipes”, ressalta a enfermeira da Qualidade do HRS, Jaqueline Francisca Prado. E complementa: “Com os selos de qualidade da ONA já recebidos (Pleno em 2019 e Excelência em 2021, sendo novamente certificado em mesmo nível em 2024) conseguimos manter vivo no Hospital a busca da melhoria contínua através do aprendizado organizacional, o compromisso com a qualidade, a resolução breve de problemas, adaptação às mudanças e o monitoramento e avaliação constantes, fazendo com que a segurança do paciente e a satisfação do cliente sejam perseguidas de forma sistemática e enraizada na instituição”, finaliza.

“A obtenção da acreditação pela ONA é um marco extremamente significativo para o Hospital. Esse reconhecimento reafirma o compromisso da instituição com a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade. Além de proporcionar um ambiente mais seguro e eficiente para os colaboradores, a acreditação impulsiona a investir continuamente no desenvolvimento profissional de toda a equipe, assegurando que todos estejam alinhados com as melhores práticas e normas internacionais de atendimento. Isso se reflete diretamente na melhoria dos resultados clínicos e na satisfação dos pacientes”, reforça o CEO da ONA, doutor Fábio Gastal.

Para a CEO e fundadora do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, responsável pelo processo de acreditação, “a obtenção de acreditação é, de fato, um processo desafiador que requer comprometimento, disciplina e uma mudança cultural da organização. Embora a acreditação seja um marco e um reconhecimento do compromisso com a qualidade, o grande desafio para todas as organizações de saúde, incluindo o Hospital Regional de Sorocaba, é institucionalizar e sustentar as boas práticas dentro da cultura organizacional”, complementa.

Cenário brasileiro de acreditação

Das mais de 380 mil organizações de saúde instaladas no país, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1.712 são acreditadas por metodologias de acreditação nacional ou internacional. Deste total, a ONA é responsável por 72,1% do mercado de acreditação, o que corresponde a mais de 1.300 certificados, dos quais 424 são hospitais.

E a perspectiva para este ano é desafiadora. A projeção é crescer mais de 20%, quando comparado a 2023, principalmente, nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%, Nordeste, 12,1%, Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.

Diversos perfis com acreditações ONA: Mais de 1.300 organizações são acreditadas pela ONA. Considerando que 68,4% (917) são de gestão privada; 22,2% (298) são de gestão pública; 8,3% (111) de gestão filantrópica e 0,1% (gestão militar).

Número de instituições filantrópicas que conquistaram certificação ONA: 78 organizações de saúde, sendo 53 serviços hospitalares, com gestão filantrópica foram homologadas em 2023 e até o momento, considerando nova acreditação ou recertificação.

Quantidade de certificados homologados pela ONA até maio de 2024 – 4.990.

Total
0
Shares
Anterior
Claudia Bouman: Comunicação, reputação e confiança
Claudia Bouman, especialista em reputação de marca e sócia da Percepta Reputação Empresarial / Foto: Divulgação

Claudia Bouman: Comunicação, reputação e confiança

Confira artigo de Claudia Bouman, especialista em reputação de marca e sócia da

Próximo
Cooperativismo: ONU tem muitos motivos para dedicar o ano 2025 ao setor
Cooperação internacional: Embrapii oferece oportunidade em rede de pesquisa europeia/ Foto: Pexels

Cooperativismo: ONU tem muitos motivos para dedicar o ano 2025 ao setor

Cooperativas mineiras comemoram Dia Internacional com crescimento acima da média

Veja também