Expansão do bloco cirúrgico e novas unidades de internação são alguns dos projetos que visam melhorar a qualidade de atendimento
Em 2024, o Hospital São Rafael concluiu um ano de intensos investimentos e planejamento para seu crescimento sustentável, com um aporte de R$ 12 milhões. Para 2025, a instituição anuncia a expectativa de ampliar ainda mais esse investimento, prevendo R$ 25 milhões para aprimoramentos e expansões que beneficiarão a população e a equipe médica do hospital. A aplicação dos novos recursos inclui a ampliação do bloco cirúrgico, a criação de novas unidades de internação e a inauguração de um Centro de Especialidades Médicas. Essas ações reforçam o compromisso do hospital com a excelência e a segurança no atendimento, especialmente nas especialidades de ortopedia, urologia, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular e ginecologia.
Com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 320 profissionais, sendo 146 cirurgiões, 85 anestesistas e 15 hospitalistas, apoiados por oito enfermeiros, 68 técnicos de enfermagem e equipes de apoio nas áreas de hotelaria, farmácia e administração, que atenderam, entre janeiro e novembro deste ano, quase cinco mil pacientes, além de realizar cerca de 15 mil procedimentos, demonstrando a capacidade do hospital em proporcionar cuidados de qualidade a seus usuários.
De acordo com a diretora executiva do hospital, Flávia Nápoles, ao longo de 2024, priorizamos investimentos que ampliam nossa capacidade de atendimento e aprimoram a experiência dos nossos pacientes e colaboradores. “Em 2025, estamos comprometidos com uma expansão ainda mais significativa, que inclui novas unidades e equipamentos especializados para que o Hospital São Rafael continue se destacando como referência em saúde de qualidade. Nosso objetivo é seguir inovando e cuidando das pessoas, com o suporte de uma equipe qualificada e infraestrutura moderna”, afirma.
Os investimentos de 2024 focaram na modernização de tecnologias e infraestrutura, com a aquisição de equipamentos avançados, como torre de vídeo, safer, piezzo e argoplasma, essenciais para procedimentos de alta complexidade. A unidade também implantou novos softwares de gestão para otimizar processos em áreas-chave, como agendamento de cirurgias e controle de qualidade, além de investir na formação de seus colaboradores por meio de treinamentos técnicos, podcasts e eventos técnicos-científicos.
Outro marco do ano foi a inauguração de leitos standards, uma nova praça de alimentação e um hotel para maior comodidade dos pacientes e acompanhantes. Para fortalecer a relação com seus colaboradores, foram oferecidos planos de saúde e programas de educação continuada, visando o desenvolvimento e bem-estar da equipe.