Humberto Martins reafirma papel do Judiciário para a segurança jurídica e a retomada do desenvolvimento

Na sessão da Corte Especial que marcou a abertura do segundo semestre forense, nesta segunda-feira (1º), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, declarou que a atuação da corte – e do Poder Judiciário em geral – é fundamental para o avanço social e econômico do Brasil.

"Nosso objetivo primordial é gerar confiança, previsibilidade e segurança jurídica, em especial neste momento da história do país, em que se anseia pela retomada do crescimento econômico, do emprego e do desenvolvimento", destacou.​​​​​​​​​

A reabertura dos trabalhos do STJ, após as férias de julho, foi marcada por sessão da Corte Especial nesta segunda-feira. | Foto: Gustavo Lima / STJ ​

O ministro reafirmou também a importância das instituições republicanas para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e da cidadania brasileira.

Participação de todos os ministros para uma prestação jurisdicional cada vez melhor

Em seu discurso, o presidente do STJ agradeceu a todos os ministros do tribunal pelo espírito colaborativo ao longo de sua gestão no biênio 2020-2022 (a nova presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura, tomará posse no próximo dia 25). "Os ministros e as ministras dão exemplo de eficiência, transparência e probidade, trabalhando herculeamente na distribuição de justiça com igualdade", ressaltou.

Humberto Martins registrou um agradecimento particular ao vice-presidente do STJ, ministro Jorge Mussi, pela sua "valiosa colaboração" no comando do plantão judiciário entre os dias 16 e 31 de julho. Segundo o presidente, foram proferidos 9.539 despachos e decisões durante todo o mês.

Ele enalteceu ainda a participação de servidores, colaboradores e estagiários da corte, bem como a atuação dos advogados e do Ministério Público no âmbito de jurisdição do Tribunal da Cidadania.

Martins comunicou à Corte Especial a licença médica do ministro Felix Fischer no período de 2 a 21 de agosto.

Retomada dos julgamentos nas turmas do STJ

As seis turmas do tribunal retomam os julgamentos nesta terça-feira (2), com sessões a partir das 14h. Com a abertura do semestre forense, voltam a correr os prazos processuais, que estavam suspensos em virtude das férias dos ministros.

Acesse o calendário de sessões para ver as pautas.

Leia também: Repetitivos e temas de grande interesse social são destaque na pauta do segundo semestre

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Proposta prevê dedução no Imposto de Renda dos gastos com remédios de uso contínuo

Proposta prevê dedução no Imposto de Renda dos gastos com remédios de uso contínuo

Marcio James/Prefeitura de Manaus Projeto inclui medicamentos usados para o

Next
Câmara realiza sessão para análise de propostas; acompanhe

Câmara realiza sessão para análise de propostas; acompanhe

O Plenário da Câmara dos Deputados iniciou a Ordem do Dia

You May Also Like