Adotar uso de tecnologias de forma estratégica deixou de ser tendência e tornou-se essencial para prosperar em um mercado marcado pela velocidade e complexidade crescentes
O avanço tecnológico das últimas décadas está transformando uma série de setores do mercado. Recentemente, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) divulgou os resultados do seu estudo, intitulado “Transformação Empresarial: Inovação Tecnológica, seu Uso e os Impactos na Indústria Brasileira”.
A pesquisa foi realizada em parceria com a International Data Corporation (IDC) e conseguiu traçar alguns caminhos no que diz respeito ao atual cenário empresarial brasileiro, em relação ao uso de tecnologias emergentes, sobretudo uso de inteligência artificial (IA) e suas aplicações nos setores de agronegócio, finanças, saúde e educação – esferas elementares na cadeia produtiva brasileira.
O estudo foi desenvolvido de janeiro a abril deste ano e ouviu 106 executivos, entre CEOs, VPs, diretores de tecnologia e demais cargos de empresas com mais de 100 colaboradores. O intuito era compreender o impacto da tecnologia nas empresas.
Conforme levantamento, 16% dos C-levels relataram não usar tecnologias no momento em que a entrevista foi realizada, mas possuem projeção para incorporar os recursos nos próximos 12 meses. A pesquisa também demonstrou que 95,2% das empresas já possuem em seus planos e metas a intenção de inserir a IA em alguma função da cadeia produtiva.
Além disso, identificou-se, também, que o percentual de investimento em TI nestas empresas pode atingir até 10% da totalidade da receita. Outro ponto relevante é que 75% das companhias consultadas pretendem aumentar os investimentos em TI.
É importante enfatizar, também, que os principais objetivos do uso da IA encontram-se atrelados a melhora da experiência do usuário na segurança dos dados, bem como na transformação de dados em informações que possibilitem gerar decisões estratégicas baseadas na realidade.
Outra pesquisa, realizada pela Cloudera, corroborando com os dados anteriores, divulgou os resultados do relatório “O futuro dos Agentes de IA Corporativos”. Nele, foram entrevistados 1,5 mil líderes de TI de empresas localizadas em 14 países, com o objetivo de identificar padrões de adoção e principais casos de uso, bem como percepções dos agentes em relação ao uso das tecnologias.
Os resultados apontaram que 96% dos participantes planejavam ampliar o uso de soluções tecnologias nos próximos 12 meses, sendo que metade pretendia implementá-las de forma generalizada em toda a organização. Além disso, entre as aplicações mais citadas, os bots de otimização de desempenho atingiram 66%; os agentes de monitoramento e segurança, 63%; e os assistentes voltados para desenvolvedores, 62%.
Portanto, no mundo corporativo, o uso de IA e demais tecnologias já é uma realidade, e a tendência é que este tipo de automação e implementação continue crescendo com o passar dos anos.
Quais são os benefícios do uso de IA nos negócios?
Em síntese, as vantagens associadas à implantação de IA são inúmeras, abrangendo distintas dimensões do ecossistema empresarial. Primeiramente, a automação de processos repetitivos reduz erros, melhora a produtividade e libera colaboradores para tarefas de maior valor agregado.
Outro ponto é que a análise de grandes volumes de dados em tempo real permite gerar soluções com maior precisão. Por conseguinte, a personalização da experiência do cliente evidencia-se como outro benefício. No âmbito da logística e da cadeia de suprimentos, a IA contribui com previsão de demanda, otimização de estoque e redução dos custos nas operações.
No entanto, para implementar este tipo de tecnologia, é preciso ter em mente algumas questões, como: diagnóstico claro das necessidades atreladas ao uso; escolha da tecnologia adequada; investimento em estrutura de governança de dados; investimento na capacitação interna dos colaboradores; e monitoramento contínuo da performance de automação.
No meio do espectro de capacitação e adoção, vale destacar que as IAs devem abranger todos os setores do negócio, inclusive o marketing. Para isso, as organizações podem capacitar os profissionais, disponibilizando um curso de IA para marketing.
Pensando no Business to Business, a IA aplicada ao marketing, por exemplo, oferece múltiplas vantagens, como mapeamento de leads com maior propensão de conversão até automação dos fluxos personalizados de comunicação. Além disso, a combinação de algoritmos com a imaginação e o intelecto humano na esfera criativa das ações potencializa as campanhas de impacto elevado.
Em termos gerais, a IA pode alavancar o negócio de modo expressivo tanto em produtividade quanto em competitividade. Não é à toa que grande parte das empresas está adotando estas tecnologias, como indicam as pesquisas recentes.
No fim, a atual era do desenvolvimento tornou a implementação das IAs e demais tecnologias no mundo do trabalho uma variável que chegou para ficar e transformar as cadeias produtivas ao longo dos anos.