Europ Assistance Brasil

IAV-IDV projeta aumento de vendas nominais de abril a junho

IAV-IDV projeta aumento de vendas nominais de abril a junho / Foto: Nicholas Cappello / Unsplash
Foto: Nicholas Cappello / Unsplash

O crescimento consolidado ponderado no 1º trimestre deste ano foi de 4,0%, e o projetado para o 2º trimestre é de 5%

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) nominal, que considera a participação das atividades no volume total de vendas do comércio varejista medido pelo IBGE, apresenta previsão de crescimento de 5,4% em abril, 5,2% em maio e 4,2% em junho, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior. Em março, houve alta de 3,9%.

Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo IPCA, de março/25, apontam leve queda de 0,1% em abril e 0,2% em maio e uma queda maior de 1,4% em junho. Em março, a variação nominal registrou queda de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2024.

O crescimento consolidado ponderado das empresas associadas ao IDV no 1º trimestre deste ano foi de 4,0%, e o projetado para o 2º trimestre é de 5%. Este crescimento é a variação do período de referência sobre o mesmo período do ano anterior para o total do setor varejista, ponderado pelos pesos setoriais da PMC ampliada.

As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada associado do IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de empresas que compõem o índice possui representantes em todos os setores do varejo e corresponde a, aproximadamente, 20% das vendas no varejo brasileiro.

IAV Setorial

No setor de hiper e supermercados, março teve alta de 5,2% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 5,7%, 5,5% e 4,6%, respectivamente.

No setor de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, março teve alta de 2,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 7,0%, 3,1% e 5,9%, respectivamente.

No setor de material de construção, março teve alta de 6,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 10,5%, 11,8% e 6,9%, respectivamente.

No setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, março teve alta de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 10,8%, 11,7% e 5,6%, respectivamente.

No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, março teve alta de 13,0% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 8,6%, 10,8% e 7,9%, respectivamente.

No setor de móveis e eletrodomésticos, março teve alta de 3,8% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 11,6%, 15,1% e 12,9%, respectivamente.

No setor de tecidos, vestuário e alçados, março teve alta de 3,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Para abril, maio e junho, as previsões são de crescimento de 7,2%, 6,9% e 2,0%, respectivamente.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), permite projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo. Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas nos meses seguintes.

Total
0
Shares
Anterior
HCN traz informações sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
HCN traz informações sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial / Foto: Divulgação

HCN traz informações sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Médico cardiologista da unidade do governo de Goiás, em Uruaçu, traz orientações

Próximo
22% dos tumores ginecológicos correspondem ao câncer de ovário, porém mais da metade dos casos são diagnosticados com metástase
Mulheres entre 30 e 50 anos são as mais afetadas pela fibromialgia / Foto: Freepik

22% dos tumores ginecológicos correspondem ao câncer de ovário, porém mais da metade dos casos são diagnosticados com metástase

Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), com base na

Veja também