O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) anuncia o 1º Fórum de Longevidade, no dia 27 de novembro, das 8h às 18h, no Anfiteatro da Uninove, em São Paulo. O evento vai reunir os maiores nomes do mercado para debater os desafios e as oportunidades da longevidade na sociedade brasileira, em uma experiência de aprendizado entre atuários, especialistas e profissionais do setor, abordando temas essenciais para garantir um futuro longevo e a inclusão social.
Para Giancarlo Germany, presidente do IBA, o Fórum é fundamental para a atuação da entidade e estruturação do pensamento sobre esse mercado. “O aumento da expectativa de vida é uma conquista social, mas também um imenso desafio que exige planejamento e soluções concretas. O IBA, como entidade representativa dos atuários, tem o dever de liderar a discussão sobre como garantir uma longevidade digna e segura para todos. Como exemplo, uma estrutura de previdência complementar ampla e acessível desempenha um papel vital nesse cenário, não só como instrumento de segurança financeira, mas como pilar fundamental para promover a longevidade segura e a inclusão social”.
A segurança financeira é o pilar que permite aos idosos manterem a qualidade de vida, acessarem serviços de saúde adequados e serem ativos na sociedade, sem a dependência exclusiva de terceiros ou de auxílios governamentais. A garantia de uma longevidade digna e segura passa por um planejamento financeiro proativo que encare a vida longa como um desafio a ser gerido com responsabilidade.
Durante o fórum, os especialistas vão debater sobre o aumento da expectativa de vida e a falta que um planejamento adequado ou a insuficiência dos sistemas previdenciários podem acarretar aos indivíduos, levando à vulnerabilidade econômica na terceira idade, comprometendo sua dignidade e autonomia.
A programação conta com a presença confirmada do presidente do Instituto de Longevidade da MAG Seguros, Nilton Molina; do médico, professor e diretor Fundador do Centro de Estudos de Envelhecimento da Universidade Estadual de São Paulo (Unifesp), Luiz Roberto Ramos; do Superintendente Geral da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Eduardo Lammers; da CEO do Grupo Laços e especialista em envelhecimento, Martha Oliveir;, do ex-diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), professor de Ciências Atuariais, Estatísticas e Finanças da UFRJ, Eduardo Fraga. Também serão tratados temas sobre a Saúde e o Mercado de Trabalho e Consumo da Terceira Idade.
Para participar, é só acessar o site do Instituto Brasileiro de Atuária e se inscrever no Fórum de Longevidade do IBA.
