Sancor Seguros

IBM e CXP implementam soluções de IA na MDS Brasil

Raphael Luna, CIO | CISO | Diretor Executivo de TI da MDS Brasil / Foto: Divulgação
Raphael Luna, CIO | CISO | Diretor Executivo de TI da MDS Brasil / Foto: Divulgação

Com automação inteligente, a empresa ampliou a eficiência operacional em processos críticos, aumentando o volume de arquivos processados e a precisão dos dados financeiros

A MDS Brasil, uma das principais corretoras do país em seguros, resseguros, consultoria de riscos e líder em saúde e benefícios, colaborou com a IBM e a integradora de sistemas CXP para implementar uma solução de automação inteligente e inteligência artificial (IA) que transformou seu processo de conciliação de demonstrativos financeiros. A iniciativa gerou ganhos significativos de escala e precisão, redução de custos operacionais e maior previsibilidade para o negócio.

Atuando em um ambiente complexo que exige o processamento de grandes volumes de dados provenientes de diversas seguradoras, a MDS enfrentava desafios relacionados à precisão e à conciliação manual. Com o uso de IA, a empresa alcançou resultados expressivos, como o aumento de 750% no número de arquivos financeiros processados por dia, conciliações realizadas dez vezes mais rápido e 97,6% de precisão nos dados financeiros, um patamar muito acima do que tradicionalmente se observa no mercado.

Para sustentar esse novo nível de desempenho, a IBM, em conjunto com a CXP, desenhou uma solução baseada em IBM Robotic Process Automation (RPA) e no IBM Document Processing Engine (DPE), com tecnologia de IA, hospedada na IBM Cloud e integrada a um banco de dados SQL Server. Essa combinação permite a extração automática de dados, a aplicação de regras de negócio para padronização e classificação, validação em tempo real e armazenamento centralizado das informações, além da geração de relatórios analíticos e dashboards que aumentam a visibilidade do processo e aceleram a tomada de decisão.

A arquitetura desenvolvida possibilita a extração inteligente de dados a partir de demonstrativos emitidos por múltiplas seguradoras, acelerando significativamente o processo e reduzindo drasticamente o tempo de execução. Com a automação inteligente, além de alcançar maior precisão e eficiência operacional, a MDS passa a oferecer a seus clientes acesso mais rápido a informações financeiras consolidadas e análises abrangentes, fortalecendo sua capacidade de resposta e ampliando sua vantagem competitiva no mercado.

“O uso combinado de RPA e automação inteligente de documentos demonstra o poder da IA aplicada a processos operacionais complexos. Essa parceria com a MDS e a CXP é um exemplo de como a tecnologia da IBM pode acelerar a transformação dos negócios, gerar rápido retorno sobre o investimento e escalar de forma inteligente”, afirma Fabricio Lira, diretor de IA e Dados da IBM Brasil.

“Essa nova oportunidade de colaboração entre a CXP Brasil e a IBM foi essencial para impulsionar a evolução das operações da MDS Brasil, garantindo eficiência, otimização de recursos e custos e, sobretudo, previsibilidade, uma característica-chave no mercado de seguros”, diz Walter Rodrigues, COO da CXP Brasil. “A combinação das tecnologias da IBM com a expertise de implementação dos especialistas da CXP entregou resultados relevantes para a companhia, que ampliou sua capacidade de interpretação de arquivos com custos menores e processos automatizados”.

Raphael Luna, diretor executivo de TI da MDS Brasil, destaca que a empresa vive um momento de transformação digital com foco em eficiência, precisão e escalabilidade. “A solução desenvolvida com a IBM e a CXP foi decisiva para automatizar um processo crítico do negócio, liberando nossas equipes para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado”.

Com presença global por meio da Brokerslink, uma rede fundada pelo grupo que reúne cerca de 25 mil profissionais em mais de 135 países, a MDS reforça sua estratégia de inovação ao aplicar tecnologia de ponta para garantir transparência, conformidade e excelência operacional.

Total
0
Shares
Anterior
7 em cada 10 empresas brasileiras perceberam impacto positivo do trabalho de relações públicas em 2025, aponta levantamento
7 em cada 10 empresas brasileiras perceberam impacto positivo do trabalho de PR em 2025, aponta levantamento

7 em cada 10 empresas brasileiras perceberam impacto positivo do trabalho de relações públicas em 2025, aponta levantamento

Pesquisa inédita da Motim indica ainda que as organizações não pretendem reduzir

Próximo
Empreendedora explica como o jeito Disney pode resgatar a conexão com consumidores em um cenário de automação
Michelle Oliveira, COO e cofundadora da Digital Manager Guru / Foto: DigitalBird / Divulgação

Empreendedora explica como o jeito Disney pode resgatar a conexão com consumidores em um cenário de automação

Michelle Oliveira, COO da Digital Manager Guru, explica como o jeito Disney pode

Veja também