Assinada no Fórum Espacial Ártico da OTAN, a LOI visa potenciais sinergias entre a ICEYE e a SSC no desenvolvimento de missões, operações de satélites e capacidades de lançamento.
A ICEYE, líder global em operações de satélites com radar de abertura sintética (SAR), e a Swedish Space Corporation (SSC), fornecedora líder global de serviços espaciais avançados, anunciam a assinatura de uma Carta de Intenções (LOI). Esta LOI descreve um plano para aproveitar os pontos fortes complementares de ambas as empresas, com o objetivo de melhorar as capacidades espaciais soberanas para a segurança dos países nórdicos e da OTAN.
A LOI, assinada no Fórum Espacial Ártico da OTAN no mês passado em Helsinque, reflete a crescente cooperação estratégica entre a Suécia e a Finlândia e visa explorar uma colaboração ampliada em áreas-chave relacionadas ao espaço e à defesa. Ela aproveita os pontos fortes complementares de ambas as empresas para apoiar o desenvolvimento de missões futuras, operações de satélites e capacidades de lançamento.
A parceria explorará sinergias entre a oferta soberana de ISR espacial líder mundial da ICEYE e a extensa rede global de estações terrestres da SSC, sua experiência em operações de missão e futuros serviços de lançamento orbital.
Após discussões de alto nível no Fórum Espacial Ártico da OTAN entre líderes seniores nórdicos e da OTAN sobre a necessidade de maior cooperação entre governos aliados e a indústria, a LOI entre a ICEYE e a SSC representa um passo tangível para o rápido fortalecimento das capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) espaciais para o Ártico e o Flanco Nordeste da OTAN.
Pekka Laurila, diretor de segurança e cofundador da ICEYE, disse: “Por meio desta LOI, estamos avaliando como combinar a oferta SAR da ICEYE e a rede global de solo da SSC e o futuro acesso à órbita. A intenção é explorar conceitos que fortaleçam a colaboração nórdica para segurança e resiliência e permitam ISR confiável para a OTAN e os países nórdicos.”
Charlotta Sund, presidente e CEO da SSC, afirmou: “A LOI entre a SSC e a ICEYE visa desenvolver a cooperação com base em nossos pontos fortes complementares e está alinhada e apoia uma crescente cooperação de defesa também no domínio espacial entre a Suécia e a Finlândia.”
Em setembro de 2025, as Forças de Defesa Finlandesas anunciaram a aquisição de satélites SAR e sistemas técnicos da ICEYE para estabelecer uma capacidade soberana de vigilância espacial. O valor total da aquisição é de aproximadamente 158 milhões de euros, incluindo a aquisição principal, bem como opções para prolongar o ciclo de vida dos satélites e expandir o sistema no futuro.
Em 12 de novembro de 2025, em um discurso no Fórum Espacial Ártico da OTAN, o ministro da Defesa da Finlândia, Antti Häkkänen, discutiu um plano para criar uma comunidade multinacional com países aliados que utilizam satélites SAR, o que promoverá a compatibilidade, a sinergia e as melhores práticas relacionadas às capacidades SAR.
