ICEYE lança satélite Gen4 de alto desempenho para operações comerciais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Gen4 estabelece um novo padrão de desempenho para satélites SAR, com resolução de até 16 cm e uma área de cobertura de alta resolução expandida de 400 km, permitindo mais imagens por passagem orbital e taxas de revisitação mais altas, resultando nas imagens SAR comerciais de maior fidelidade do mundo.

A ICEYE, referência global em operações de satélites com radar de abertura sintética (SAR), anunciou hoje a disponibilidade comercial de seus satélites de quarta geração “Gen4”. A última geração oferece as imagens SAR comerciais de maior fidelidade do mundo, com resolução de até 16 cm, amplia o campo de visão de alta resolução para 400 km e permite mais imagens por passagem orbital para uma cobertura mais rápida das áreas de interesse prioritárias (AOIs).

Com este aumento significativo na cobertura e design otimizado, o Gen4 foi construído para implantação e operações de grande escala em grandes constelações. Sua maior taxa de transferência de imagens aumenta a contagem de imagens por passagem, tornando o desempenho de revisitação em menos de 15 minutos mais acessível. Para equipes de defesa e inteligência, isso significa uma percepção da situação mais rápida e confiável e maior confiança nas decisões críticas para a missão. 

Cada satélite Gen4 pode capturar até 500 imagens por dia, com até metade concentrada em uma região de 2.000 km de largura por órbita. A imagem e o downlink podem ocorrer simultaneamente a até 700 Mbps, permitindo a atribuição de tarefas, aquisição e entrega na mesma passagem para monitoramento quase em tempo real. 

Uma antena maior e mais potente oferece um sinal mais forte e detalhes mais nítidos. Esse avanço é uma característica fundamental do novo satélite Gen4, que expande a cobertura de imagens de alta resolução em 250% – de 150 km para 400 km. Isso permite que um único satélite monitore uma vasta área de interesse, como toda uma força-tarefa naval ou uma importante passagem de fronteira terrestre em uma única passagem, ao mesmo tempo em que acelera as revisitas em alvos sensíveis ao tempo.

O resultado é uma melhor qualidade de imagem, proporcionando insights mais nítidos e maior confiança. Essas imagens aprimoradas melhoram ainda mais o produto Detect & Classify da ICEYE, que combina suas imagens SAR de alta resolução com inteligência artificial avançada para detectar e classificar automaticamente embarcações, aeronaves e veículos com precisão superior a 90%.

Para clientes nacionais e governos, o Gen4 pode ser adquirido como um recurso totalmente soberano, não sujeito ao controle ITAR. A ICEYE fornece o satélite Gen4 como parte de um sistema completo e seguro que pode ser lançado, implantado e operado em 12 meses, incluindo segmento terrestre, treinamento abrangente e atualizações contínuas de software.

A primeira leva de satélites Gen4 foi lançada como parte da missão SpaceX TR13 em março deste ano, demonstrando a posição da ICEYE como um parceiro crítico para governos e clientes de defesa e inteligência em todo o mundo.

A ICEYE opera atualmente a maior constelação de satélites SAR do mundo e conseguiu integrar sensores poderosos em plataformas econômicas com tempos de revisitação rápidos. Como seus satélites são controlados por software, a ICEYE pode evoluir continuamente suas capacidades a partir do solo, sem a necessidade de construir novo hardware.

Rafal Modrzewski, cofundador e CEO da ICEYE, disse: “Após anos de pesquisa e inovação dedicadas, temos o orgulho de anunciar que nosso satélite de última geração, Gen4, já está disponível comercialmente. Isso representa um avanço significativo no fornecimento de imagens mais nítidas, rápidas e flexíveis para nossos clientes em todo o mundo.”

“O Gen4 não é apenas um salto tecnológico; é um exemplo claro de como a ICEYE continua a expandir os limites da indústria de satélites SAR. É uma revolução na forma como os governos, bem como os usuários de defesa e inteligência, podem ver, compreender e responder a eventos em todo o mundo”, concluiu.

 

Total
0
Shares
Anterior
MDS Brasil anuncia novas lideranças na equipe de Riscos Corporativos
MDS Brasil anuncia novas lideranças na equipe de Riscos Corporativos / Foto: Divulgação

MDS Brasil anuncia novas lideranças na equipe de Riscos Corporativos

Com a contratação de Flavio Zoppello, Renata Freitas e Fulvio Augusto, corretora

Próximo
Por que a ONU escolheu as cooperativas para liderar o futuro
Vitório Moscon Puntel, presidente da Unimed Volta Redonda / Foto: Divulgação

Por que a ONU escolheu as cooperativas para liderar o futuro

Confira artigo de Vitório Moscon Puntel, presidente da Unimed Volta Redonda

Veja também