Europ Assistance Brasil

iFood investe US$ 100 mil em tecnologia para desenvolver embalagem sustentável e compostável

iFood investe US$ 100 mil em tecnologia para desenvolver embalagem sustentável e compostável / Foto: Divulgação
iFood investe US$ 100 mil em tecnologia para desenvolver embalagem sustentável e compostável / Foto: Divulgação

Cerca de 30 mil bandejas foram produzidas para fase de testes e circulam por meio de restaurantes parceiros de Campinas, com ótima aceitação de parceiros e clientes

O iFood, empresa brasileira referência em delivery online, investe 100 mil dólares, em 2023, para a escala de produção de embalagens biodegradáveis, com fabricação inicial de 500 mil unidades para testes. A iniciativa visa ampliar a contribuição da empresa, modelo em tecnologia na América Latina, na sustentabilidade na cadeia do delivery. As bandejas com tampa para transporte de alimentos foram desenvolvidas pela startup parceira growPack, que usa tecnologia de ponta para desenvolver produtos que têm como matéria prima a palha do milho e outros materiais compostáveis.

Em 2022, cerca de 30 mil embalagens já foram produzidas para a fase de testes. Destas, 18 mil já foram entregues, gratuitamente, para alguns restaurantes parceiros de diferentes tipos de culinária na região de Campinas, São Paulo. Para receber gratuitamente estas embalagens, o iFood e a growPack fizeram apenas uma solicitação para os restaurantes: ajudar na coleta de feedbacks sobre o uso do material. Para isso, tanto restaurantes como consumidores, responderam questões sobre experiência de montagem, aparência, temperatura e usabilidade.

“As empresas se uniram com inteligência de mercado e expertise para construir uma embalagem melhor e mais resistente, que cause menos impacto ao meio ambiente, tanto durante sua produção, quanto no descarte. Além disso, queremos que o produto passe a fazer parte do dia a dia dos restaurantes parceiros como uma alternativa viável para a proteção e conservação dos alimentos do delivery, com consciência socioambiental”, afirma Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.

A parceria entre iFood e growPack teve início em 2019, momento em que as duas companhias perceberam a sinergia de propósitos. “Com a pandemia, desaceleramos as conversas e, em 2021, voltamos a montar um modelo de negócio entre as empresas”, conta Alexandre. “Em 2022, desenvolvemos o primeiro molde, testamos e colhemos ótimos feedbacks. Fizemos, então, um investimento de mais de meio milhão de reais para neste ano de 2023 focarmos na ampliação das ações comerciais do time da fabricante e desenvolvermos novos moldes, para outros tipos de culinária”, conclui.

Parceria e processo sustentável

A startup growPack, localizada em Vinhedo, no interior de SP, utiliza uma tecnologia 100% mecânica e adaptável a outros tipos de biomassa, além da casca do milho. No processo, não há cozimento químico nas matérias-primas, o que reduz a pegada ecológica e os custos de produção.

“A principal característica da embalagem de palha de milho é ser totalmente compostável, reduzindo o impacto no meio ambiente e nos oceanos, pois não gera microplásticos. Além disso, sua cadeia produtiva é 100% rastreável e a tecnologia para fabricação é termomecânica, o que quer dizer que não utiliza químicos nocivos e ainda reduz 80% do consumo de água e metade das emissões, se comparado com a produção dos papéis, e papelão”, explica Exequiel Bunge Berg, CEO da growPack.

As bandejas oferecidas ao delivery são adequadas para microondas, forno, freezer e seguras para uso com qualquer alimento embalado. Elas são resistentes por até 36 horas em contato com líquidos.

Total
0
Shares
Anterior
Por que o embedded insurance é uma das maiores tendências do mercado de seguros?
Weliton Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da eBaoTech / Foto: Divulgação

Por que o embedded insurance é uma das maiores tendências do mercado de seguros?

Confira artigo de Weliton Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da

Próximo
Quatro tendências que todos que vendem pela internet precisam saber
Quatro tendências que todos que vendem pela internet precisam saber / Foto: Austin Distel / Unsplash Images

Quatro tendências que todos que vendem pela internet precisam saber

Com grande expertise de mercado, a startup Magis5 — que atua como integradora —

Veja também