Ao proporcionar agilidade, redução de custos e de erros humanos, a tecnologia pode ser aplicada em fases como a gestão de documentos, cálculo de impostos, rastreabilidade de pedidos, entre outras
Nos últimos anos, a adoção crescente de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) tem permitido que muitos negócios ampliem sua margem de eficiência e competitividade, especialmente em mercados dinâmicos como o do comércio exterior. Ao proporcionar agilidade, redução de custos e da incidência de erros humanos, algumas dessas soluções têm permitido automatizar etapas importantes dos processos que fazem parte da rotina do setor, conforme explica Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina.
Recentemente, a companhia adquiriu a Dati, uma plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, que automatiza 87% das etapas na rotina de importação, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários.
“Com o uso da inteligência artificial tornou-se muito mais simples e eficiente o acompanhamento do pedido até a entrega da carga. A plataforma possibilita ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela, ajudando em tomadas de decisão extremamente estratégicas. Com a IA é possível otimizar etapas como a gestão de documentos que fazem parte do desembaraço aduaneiro, calcular impostos, rastrear as cargas em tempo real, otimizar o follow-up do processo e melhorar a qualidade dos serviços, produtos e atendimentos prestados”, afirma o executivo.
1 – Preenchimento e gestão de documentos
Diante de um complexo processo de documentação, em que uma informação incorreta ou a ausência de algum dado pode acarretar atrasos na liberação da carga e no prazo de entrega, o uso da IA pode ajudar a automatizar a validação, organização e preenchimento das informações do processo com base na leitura dos documentos, reduzindo erros humanos e agilizando o desembaraço aduaneiro.
“Esses processos costumam ser bastante burocráticos e podem ser considerados um dos maiores desafios no comex, mas para isso, temos agora a tecnologia a nosso favor. Ela opera de maneira integrada com sistemas governamentais, nos ajuda no preenchimento automático do processo, dentro das regulamentações exigidas. A Dati, por exemplo, consegue fazer a Declaração Única de Importação, Duimp, que já é parte do programa Portal Único de Comércio Exterior, proposto pelo Governo brasileiro e Receita Federal, em substituição ao antigo Siscomex LI/DI”, menciona Pimenta.
2 – Cálculo de impostos
A incidência de impostos pode ser ampla e bastante variável, principalmente em processos de importação e logística mais longos, que envolvem diferentes países, estados e municípios. Nesse sentido, o uso da IA também contribui para a automatização dessas tarefas, calculando com precisão todas as tarifas, impostos e taxas alfandegárias envolvidas no processo – a partir de uma base de dados cadastrada e frequentemente atualizada – para tomadas de decisões financeiras mais assertivas.
3 – Acompanhamento de pedidos
Levando-se em conta todos os processos de importação e suas diferentes etapas, o rastreamento das cargas e a visibilidade em tempo real de onde se encontram esses pedidos são fatores críticos. Entretanto, com a adoção da inteligência artificial, esse monitoramento se torna muito mais fácil. Ao integrar diferentes sistemas, a tecnologia fornece atualizações contínuas tanto para os importadores quanto seus clientes, condições e tempo estimado para a chegada dos produtos.
“Pensando no planejamento logístico para as demandas e pedidos futuros, a IA também analisa o histórico de embarques, as sazonalidades e as tendências de mercado, contribuindo para processos mais ágeis, organizados e traçados por meio de rotas e caminhos mais inteligentes”, complementa o CEO da Asia Shipping.
4 – Follow-up do processo
Na etapa de follow-up do processo – todas as ações proativas de contato, proximidade e interação com fornecedores, como envio de e-mails, mensagens entre usuários ou por WhatsApp – a inteligência artificial desempenha um papel relevante de aprimoramento e personalização dessas abordagens. A tecnologia é capaz de analisar dados de compra e comportamento desses clientes, ajudando a antecipar as necessidades e otimizando os resultados do negócio.
5 – Insights para tomada de decisões
Ao realizar uma análise precisa e estratégica de todos os dados que integram cada processo do comex, incluindo variáveis econômicas, cambiais e logísticas, a inteligência artificial é disruptiva na geração dos melhores insights para tomadas de decisões estratégicas. “Conseguimos identificar padrões comuns a diferentes mercados externos, ter uma previsão de preços e entender o comportamento de cada localidade mundo afora, por exemplo”, conclui o executivo da Asia Shipping.