TechConnect, dia 25 de junho, em São Paulo, reunirá líderes do setor de tecnologia para debater como as empresas podem integrar IA nos processos decisórios
Mais do que otimizar tarefas operacionais, a inteligência artificial (IA) começa a ocupar um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações. Para os executivos à frente da transformação digital, o debate não gira mais em torno de se a IA deve ou não ser adotada, mas em como reconfigurar times, processos e decisões para integrar a tecnologia de forma inteligente e humana.
O conceito de liderança AI-powered (impulsionadas por IA) começa a se firmar como um dos pilares das empresas que buscam vantagem competitiva no mercado. Nesse novo modelo, líderes passam a depender menos da intuição e mais de decisões orientadas por dados para conduzir suas estratégias.
Ferramentas de IA ajudam a identificar talentos, antecipar gargalos operacionais e até personalizar a comunicação interna, considerando padrões de comportamento e necessidades específicas das equipes. De acordo com a pesquisa Humanos ainda procurados: O futuro do trabalho em um mundo impulsionado pela IA (Still Wanted: The Future of Work in an AI-Powered World), realizada pelo Instituto Korn Ferry, mais de 33% dos CEOs já estão experimentando maneiras de usar a IA para aumentar a produtividade e a eficiência operacional, enquanto 25% estão focados na integração da IA em produtos e serviços para melhorar o posicionamento de mercado.
Mas essa integração requer um novo mindset. “Mais do que entender de tecnologia, liderar com inteligência artificial exige jogo de cintura para lidar com cenários incertos, incentivar a experimentação e garantir que as pessoas continuem no centro das decisões”, afirma Marcelo de Abreu, presidente da Employer, um dos nomes que vão discutir o tema em um painel no TechConnect, evento voltado a C-Levels no dia 25 de junho, em São Paulo.
A proposta do debate é entender como as lideranças estão moldando suas estruturas para um futuro que já começou. Entre os tópicos, estarão exemplos práticos da adoção de IA em processos decisórios, a formação de times híbridos que combinem pessoas e sistemas inteligentes, e os desafios culturais enfrentados pelas empresas na transição para modelos AI-first, que colocam a inteligência artificial no centro das decisões.
De acordo com a pesquisa da Korn Ferry, mais de 37% dos líderes acreditam que o futuro do trabalho incluirá uma colaboração estreita entre humanos e IA. Embora a IA automatize muitas tarefas, os humanos continuarão a desempenhar um papel central, especialmente nas decisões estratégicas.
No entanto, 44% dos CEOs acreditam que os funcionários precisarão desenvolver novas habilidades para acompanhar as mudanças trazidas pela inteligência artificial. Além disso, quase 40% dos entrevistados apontam dificuldades na integração da tecnologia, principalmente devido à falta de conhecimento sobre IA nas equipes de Recursos Humanos.
A discussão será conduzida por Marcelo de Abreu, CEO da Employer e também contará com a participação de Anita Nascimento, fundadora da CooperWomen e especialista em diversidade, inovação e tecnologias emergentes, e Marcos Gurgel, evangelista de inovação com passagem por grandes empresas como iFood, BTG e Kraft Heinz.
Serviço – 3º Techconnect for C-Levels
Data: 25 de junho
Local: Sede Microsoft Brasil
Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 1909 Torre Sul, 16° andar – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP – São Paulo Corporate Towers
Ingressos à partir de: R$ 279,00
Inclui: coffee break, almoço, certificado digital, conteúdo exclusivo e networking com C-Levels
Informações e inscrições: edipo@techconnect.com.br | WhatsApp (41) 99642-9419