Companhia se destaca como a única organização do setor de Serviços de TI a se manter em posições de liderança por cinco edições consecutivas do anuário
O Indra Group, holding empresarial espanhola que inclui a Indra e a Minsait, foi novamente reconhecido como uma das companhias líderes mundiais em sustentabilidade pelo Sustainability Yearbook 2025, da S&P Global. A companhia é a única do setor de Serviços de TI a permanecer em posições de liderança por cinco edições consecutivas do anuário, considerado referência no tema por empresas de todo o mundo, graças ao alto nível de exigência e complexidade de seus requisitos, renovados anualmente.
Em 2025, o documento elaborado pela S&P Global incluiu apenas 780 das 7.690 empresas avaliadas. Nesta edição do anuário, o Indra Group está no pódio do setor de tecnologia e é a única empresa cadastrada no índice de referência da Bolsa de Madri (IBEX 35) a ser destacada entre as líderes do seu segmento de mercado.
A excelente colocação da companhia no ranking do Sustainability Yearbook 2025 levou em conta a pontuação máxima (100 pontos) conquistada pelo Indra Group em áreas-chave de avaliação como transparência e reporting, ética empresarial, estratégia fiscal e gestão de riscos.
Na área ambiental, o grupo também alcançou a pontuação máxima em eficiência energética, além de ganhar destaque por sua estratégia climática, graças à sua aposta na descarbonização e ao avanço de 10 anos em suas metas de redução e neutralização de emissões de poluentes, reduzidas para até 2030, em operações próprias, e 2040 para toda a cadeia de valor.
Já no âmbito social, a companhia obteve a pontuação máxima em práticas trabalhistas e proteção da privacidade, além de uma excelente posição nas áreas de saúde e segurança operacional, bem como destaque ao seu trabalho de atração e retenção de talentos.
De acordo com Manuel Ausaverri, CSO da Indra e responsável pela área de Sustentabilidade do Indra Group, a companhia está ciente de que, para avançar em termos de desenvolvimento sustentável, é preciso mitigar os efeitos das mudanças climáticas, com foco não só na proteção do meio ambiente, mas também na melhoria da segurança e do bem-estar das pessoas.
“Apostamos firmemente na promoção da inovação sustentável por meio das nossas soluções tecnológicas e do desenvolvimento de novas ferramentas que contribuam para a construção de um mundo mais seguro e ambientalmente responsável”, afirmou o executivo.
O Sustainability Yearbook baseia sua análise em informações públicas das empresas avaliadas, bem como na rigorosa metodologia de Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P, que também é utilizada para compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), no qual a Indra já permanece incluída há 19 anos consecutivos.
Reconhecimentos em sustentabilidade
Além de integrar o DJSI, o Indra Group faz parte do índice FTSE4Good. A empresa também possui classificação AA no índice MSCI-ESG, elaborado pelo Morgan Stanley, e recebeu a medalha de platina Ecovadis, a mais alta classificação concedida pela plataforma especializada em sustentabilidade empresarial. O índice Sustainalytics também incluiu o Indra Group na categoria Top Rated do setor de Software e Serviços de TI, reconhecendo a companhia como uma das empresas mais bem avaliadas em termos de ESG.
O Indra Group foi incluído, ainda, no rol das empresas líderes na luta contra as mudanças climáticas, com a classificação máxima (A-List), pelo Carbon Disclosure Project (CDP), graças aos seus múltiplos esforços na área e à contribuição de suas soluções em temas como mobilidade sustentável, eficiência energética e proteção ambiental. Recentemente, a companhia também foi incluída no ranking “Melhores Empresas do Mundo em Crescimento Sustentável 2025”, elaborado pela revista Time, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista.