Europ Assistance Brasil

Influenciadores de investimentos superam 176 milhões de seguidores em redes sociais, de acordo com Anbima

Influenciadores de investimentos superam 176 milhões de seguidores em redes sociais, de acordo com Anbima/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

Levantamento elaborado pela Anbimaem parceria com o IBPAD registrou um aumento de 140% em influenciadores do setor financeiro desde 2020

O mercado de investimentos no Brasil tem se beneficiado da atuação dos finfluencers, os influenciadores digitais que falam sobre finanças nas redes sociais. Segundo o 5º FInFluence, relatório elaborado pela Anbimajuntamente com o IBPAD, apontou que esses profissionais alcançaram 176,3 milhões de seguidores em seus perfis no Facebook, Instagram, X e YouTube até o final do primeiro semestre de 2023. Esse número representa um aumento de 6% em relação ao final de 2022 e um salto de quase 140% em relação ao início do levantamento, em setembro de 2020.

Os finfluencers não só atraem mais público, mas também geram mais engajamento. As interações médias (compartilhamentos, comentários e curtidas) cresceram 10%, chegando a 1.637 por publicação. O volume de conteúdo também aumentou 13%, totalizando 313,9 mil vídeos e postagens no período analisado. Ao todo, o relatório identificou 515 influencers ativos nas quatro redes sociais entre janeiro e junho de 2023, o mesmo número do semestre anterior.

Perfil dos influenciadores

Ainda de acordo com o levantamento, o Twitter continua sendo a rede social mais utilizada pelos finfluencers, apesar das críticas que vem recebendo por parte dos usuários por conta de mudanças que impactam a experiência na plataforma. O Twitter foi responsável por 45,1% dos conteúdos publicados pelos finfluencers no primeiro semestre de 2023, seguido pelo Instagram, com 21,3%.

No entanto, o Twitter também registrou uma queda de 61% no engajamento médio, que ficou em 495 interações por postagem. Já o YouTube se destacou nesse quesito, alcançando alto nível de interação em seus vídeos, com uma média de 6.421 interações por material publicado, um aumento de 65% em relação ao último relatório.

Em relação aos assuntos abordados pelos finfluencers, o estudo mostrou que o cenário político brasileiro perdeu espaço nas redes sociais após a mudança de governo e o fim das eleições. O tema foi mencionado em apenas 7,5% das publicações dos finfluencers, uma redução de 11,1% em comparação com a quarta edição do relatório. As interações médias também caíram 27%, ficando em 1.931 por postagem.

Por outro lado, a economia brasileira ganhou mais destaque nas publicações dos finfluencers, sendo citada em 10,5% dos conteúdos, um crescimento de 19%. As interações médias subiram 9%. O mercado de ações foi o assunto mais frequente nas publicações dos finfluencers, com uma participação de 48,9%. Outro tema que gerou engajamento foram as commodities, com uma média de 2.906 interações por postagem, e as operações day trade, com uma média de 2.520 interações por postagem.

Exemplos de sucesso

O Simpla Invest, que integra a lista da Anbima, é um caso de sucesso de como o mercado se transformou e evoluiu nos últimos anos através das redes sociais. A empresa foi criada pelo influenciador digital e empresário Lucas Rufino e é uma das referências desse novo cenário de investidores nativos digitais. Dois dos seus analistas: Gabriel Bassotto, que atua na área de ações, e Thiago Armentano, que faz a análise de ativos globais, estão entre os três perfis médios que mais se destacaram no Instagram.

Armentano, que teve um aumento de 52% e hoje tem cerca de 137 mil seguidores, acredita que o mercado está se abrindo para novos canais de comunicação. “Não é uma tendência, é uma realidade. O universo dos investimentos não é mais um setor fechado, é um campo aberto, que exige novas formas de relacionamento”, afirma.

Bassotto – que tem 51 mil seguidores – por sua vez, enxerga ainda mais espaço para o crescimento do mercado e da empresa nas redes sociais. “Nossa empresa surgiu do princípio da simplificação e isso está alinhado com o nosso crescimento orgânico e reconhecimento no cenário nacional. Podemos ampliar ainda mais”, diz.

Total
0
Shares
Anterior
Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras de São Paulo (Apecc) é referência para projeto no Paraná
Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras de São Paulo (Apecc) é referência para projeto no Paraná / Foto: Divulgação

Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras de São Paulo (Apecc) é referência para projeto no Paraná

Responsáveis por projeto de revitalização da Rua Ponta Grossa, em Apucarana,

Próximo
Sobre Inteligência Artificial, Hype Cycle e Aldous Huxley
Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente / Foto: Divulgação

Sobre Inteligência Artificial, Hype Cycle e Aldous Huxley

Confira artigo de Fernando Moulin, partner da Sponsorb,

Veja também