Neste Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27), o alerta se torna crítico frente às estatísticas que indicam o aumento nos acidentes de trabalho em setores importantes da economia. Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que 15,9 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes do trabalho de 2016 a 2022. Segundo o levantamento, houve um aumento de 25,4% nos óbitos no período: saltaram de 2.265, em 2016, para 2.842, em 2022 – o último ano com dados consolidados.
Este cenário ressalta a necessidade de intensificar campanhas de conscientização e prevenção de acidentes laborais. Se torna fundamental destacar, neste contexto, o papel desempenhado por dois setores nas organizações: o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Estas entidades são pilares na implementação de estratégias eficazes que não apenas promovem um ambiente de trabalho mais seguro, mas também protegem a integridade física e mental dos trabalhadores, reforçando a importância de sua saúde e segurança nas rotinas corporativas.
A importância do SESMT e da CIPA
Este é um momento para reforçar a vigilância e a prevenção com esforços sendo ampliados para identificar riscos e implementar soluções eficazes que garantam a integridade de todos no ambiente de trabalho. O objetivo é claro: assegurar que todos os trabalhadores estejam protegidos e saudáveis ao final do dia. Este compromisso reafirma a importância de um ambiente de trabalho seguro para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
O SESMT e a CIPA são pilares na estratégia de segurança da Brasfort, trabalhando diariamente para minimizar riscos e promover um ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores. Através de iniciativas e protocolos rigorosos, estas equipes são essenciais para garantir que a segurança não seja apenas uma política, mas uma prática diária.
Com esses grupos de apoio e segurança ao trabalhador, a Brasfort organiza workshops, treinamentos e simulações de emergência abertos a todos os colaboradores. Estas atividades são projetadas para fortalecer a compreensão sobre a importância da segurança no trabalho e equipar cada indivíduo com o conhecimento necessário para prevenir acidentes. Assim como a comissão trabalha ativamente para manter o ambiente de trabalho seguro, com todos os seus membros à frente, ela identifica riscos, orienta sobre prevenção e garante que todos estejam treinados conforme as normas.
“Temos um compromisso com a vida de cada colega. Nossa missão é identificar riscos e propor soluções, fazendo da prevenção um componente integral de nossa cultura de trabalho da empresa. A prevenção de acidentes é uma responsabilidade compartilhada. Trabalhar juntos para melhorar a segurança é fundamental para nosso sucesso coletivo”, explica Cristiene Travassos, Presidente da Comissão CIPA da Brasfort.