InLags promove evento sobre os riscos ao setor de saúde suplementar

InLags promove evento sobre os riscos ao setor de saúde suplementar / Divulgação
Divulgação

Prejuízo de operadoras de saúde e número de beneficiários colocam segmento em risco

Na próxima quarta-feira (15) será realizada mais uma edição do Diálogos InLags, dessa vez para debater o futuro da saúde suplementar no Brasil, expondo os desafios frequentes da área e as necessidades crescentes, como a modernização e a volta da confiança de investidores. Conselheiro do Instituto Latino Americano de Gestão de Saúde (InLags) e moderador do evento, Paulo Marcos Senra, aponta que o cenário atual, marcado pelo prejuízo declarado das operadoras de saúde no último ano; a falta de crescimento de clientes em relação ao crescimento populacional e o aumento de empregados terceirizados e microempreendedores individuais nas empresas, colocam em risco a sustentabilidade do setor.

Paulo Marcos relata que os planos têm registrado um crescimento discreto do número de beneficiários perto da expansão populacional e tampouco consegue alcançar o pico de 53 milhões em 2014. Além disso, o aumento dos microempreendedores individuais, MEI’s, e de empregados terceirizados, também faz com que menos empregados possuam acesso aos planos de saúde diretamente pela empresa, algo que gerava uma constância na área.

Outro fator preocupante, segundo o executivo, é a falta de mudanças no setor, que não está acompanhando a evolução tecnológica e social que a sociedade vem passando nos últimos anos: “Assinar documentos físicos, passar por filas no laboratório, esperar por consultas… Em um mundo que existe Pix, que transfere dinheiro imediato, sem papel, sem cópia, na saúde você depende de tanto trâmite e burocracia. O Brasil e o mundo mudaram tanto, as questões sociais mudaram, então por que a saúde suplementar seria a única a não mudar?”, questiona.

Estas questões vão estar no cerne da discussão do webinar, que também vai debater quais os caminhos que a saúde suplementar poderá seguir para sua continuidade. Entretanto, para Paulo, a não-evolução junto à medicina pode custar caro: “Tudo na vida tem um ciclo, e a saúde suplementar já cumpriu os 50 anos do ciclo. Existe uma teoria que diz que todo segmento ou produto que não cresce para atender ao crescimento da população, tende a desaparecer com o tempo”, afirma. Além do próprio Paulo Marcos, também irá participar da webinar o físico e pesquisador de inovação Clemente Nobrega.

O evento começará às 18h e será transmitido pelo Youtube. As inscrições são gratuitas através do link https://www.sympla.com.br/evento-online/dialogos-inlags-a-saude-suplementar-tem-futuro/1909922.

Total
0
Shares
Anterior
SURA apoia o primeiro circuito de corrida e caminhada da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu (RJ)
SURA apoia o primeiro circuito de corrida e caminhada da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu (RJ) / Foto: Fitsum Admasu / Unsplash Images

SURA apoia o primeiro circuito de corrida e caminhada da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu (RJ)

1° edição do evento acontecerá no dia 19 de março

Próximo
Guia inédito e gratuito orienta empresas sobre como atuar diante de catástrofes ambientais
Guia inédito e gratuito orienta empresas sobre como atuar diante de catástrofes ambientais / Foto: Marcin Jozwiak / Unsplash Images

Guia inédito e gratuito orienta empresas sobre como atuar diante de catástrofes ambientais

Disponível online e de forma gratuita, o material mostra como profissionais de

Veja também