Retorno presencial de um dos principais eventos técnicos do Sistema Unimed reuniu mais de 1.100 participantes, entre líderes e colaboradores das áreas de Atenção à Saúde, Gestão e Regulação Assistencial, Rede de Serviços e Tecnologia e Inovação das Unimeds
A 3ª edição do Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde, promovido pela Unimed do Brasil, confederação que representa o maior sistema de cooperativas médicas do mundo e líder no segmento de saúde suplementar no Brasil, foi realizada nos dias 4 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reuniu mais de 1.100 pessoas para refletir sobre inovação e perspectivas para a sustentabilidade do sistema de saúde.
O Congresso, que marca o retorno de um dos principais eventos técnicos do Sistema Unimed após a pandemia do coronavírus, recebeu palestrantes renomados em painéis que discutiram temas de impacto para a saúde suplementar brasileira.
“É assim que olhamos para o futuro, comprometidos em tornar nosso sistema de saúde cada vez mais sustentável — para que seja, também, cada vez mais inclusivo”, afirmou o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior durante a abertura do evento. “Tenho convicção que o maior diferencial da Unimed é boa medicina, a excelência no cuidado que levamos para todos os cantos do país e que garante nossa liderança de mercado. Este evento refletiu isso”, concluiu.
Ao longo dos dois dias do evento, os participantes puderam acompanhar 36 horas de programação, com 64 palestrantes, sobre temas que giraram em torno de segurança do paciente, terapias especiais, eventos adversos, avaliação para incorporação de tecnologias em saúde, experiências na coordenação do cuidado, efetividade das ações de promoção da saúde e prevenção, telemedicina, cuidados paliativos, ecossistemas de inovação na saúde, entre outros.
A economista Maureen Lewis, CEO da Aceso Global, organização sem fins lucrativos voltada a questões relacionadas aos sistemas público e privado de saúde em mercados emergentes, foi uma das conferencistas. Ela compartilhou algumas experiências de sistemas de saúde e tendências em modelos de remuneração em todo o mundo. Outro convidado foi o CIO (chief innovation officer) da StartSe, Cristiano Kruel, que ministrou palestra acerca das aplicações de inteligência artificial na saúde.
“Retomar a realização do congresso foi um dos compromissos da Unimed do Brasil com o Sistema. Entendemos a importância de estimular o diálogo na saúde em frentes imprescindíveis para nossa marca: recursos próprios, Atenção Primária à Saúde, gestão de saúde e tecnologia e inovação”, afirma o diretor de Gestão de Saúde da Unimed do Brasil e curador do congresso, Marcos de Almeida Cunha. “Como líderes da saúde suplementar, com 38% de participação no mercado e 150 hospitais próprios, não poderíamos deixar de debater os desafios e a evolução do sistema Unimed, atentos às inovações e transformações na saúde”, conclui Marcos.
Feira de negócios
Reunindo 74 marcas expositoras em um ambiente propício à troca de experiências entre as cooperativas Unimed e diferentes parceiros comerciais interessados em apresentar seus produtos e soluções, durante o 3º Congresso Unimed de Gestão em Saúde os participantes aproveitaram para realizar parcerias comerciais e networking.
Dentre os destaques da feira, o Unimed Lab, hub de inovação do Sistema Unimed, levou soluções para auxiliar o Sistema na transformação digital e para se tornar mais efetivo, sustentável e acessível, além de conectar startups às cooperativas que compareceram ao evento.
Os visitantes também puderam conhecer os serviços oferecidos pelas empresas nacionais do Sistema Unimed – Unimed do Brasil, Unimed Nacional, Unimed Participações e Seguros Unimed.
Entre eles, o portfólio da Unimed do Brasil, voltado para a qualificação da gestão e dos investimentos das cooperativas para o aprimoramento dos serviços, por meio de programas institucionais, assessorias e capacitações, entre outros.