Inovações em ciência e tecnologia voltadas para saúde bucal são destaques no 75° Reunião Anual da SBPC

Inovações em ciência e tecnologia voltadas para saúde bucal são destaques no 75° Reunião Anual da SBPC / Foto: Jonathan Borba / Unsplash Images
Foto: Jonathan Borba / Unsplash Images

Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência acontece entre 23 e 29 de julho de 2023

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, terá como destaque as inovações em ciência e tecnologia voltadas para a saúde bucal. Entre as novidades apresentadas, um equipamento odontológico portátil chamou a atenção por sua capacidade de levar tratamento bucal a pessoas com dificuldades de locomoção.

Desenvolvido pela D-Express em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o equipamento surgiu a partir de uma demanda identificada pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias de Saúde de todo o Brasil: a necessidade de atender idosos que sofrem com dor de dente e têm dificuldade para se deslocar até um consultório odontológico.

Com o apoio da Embrapii, a D-Express criou um consultório odontológico portátil e inovador, que pode ser levado até o domicílio de qualquer pessoa com dificuldade de locomoção. O consultório portátil não utiliza compressor de ar e tem um “cérebro eletrônico “. Dessas forma, os cirurgiões dentistas poderão resolver problemas de saúde bucal diretamente na residência do paciente, garantindo o acesso ao tratamento.

“Ficamos satisfeitos em poder apresentar nosso projeto inovador na 75ª Reunião Anual da SBPC”, ressalta Fanny Jitomirski, assessora científica da D-Express. “Acreditamos que é fundamental levar acesso à saúde bucal básica para populações que enfrentam dificuldades de locomoção. O projeto da D-Express contribui para as políticas públicas de saúde da família, oferecendo tratamento básico a pessoas que, de outra forma, poderiam sofrer com dores e falta de acesso a cuidados odontológicos. Estamos ansiosos para compartilhar essa solução econômica e inovadora com os participantes do congresso e mostrar como a ciência e a tecnologia podem fazer a diferença na vida das pessoas.”

Além dos idosos, o equipamento beneficia pacientes especiais, indígenas e pessoas que residem em áreas remotas. Seu desenvolvimento ficou a cargo do grupo de Engenharia do Instituto LacTec e conta com diversas inovações, como baixo consumo de energia elétrica, sistema eletrônico inteligente e características que o tornam anti-Covid, pois não utiliza um compressor de ar que possa transportar o vírus de um local para outro.

O equipamento já está sendo utilizado por centenas de prefeituras em todo o Brasil, como os municípios de Castro (PR), Sidrolândia (MS), Frei Miguelinho (PE) e Pederneiras (SP). Na Bahia, a professora Viviane Maia, que leciona a disciplina de pacientes especiais, utiliza o equipamento com frequência em domicílios e hospitais. A ONG Amigos do Bem adquiriu um equipamento para atendimento em regiões remotas do sertão brasileiro e, após testemunhar suas inovações, adquiriu mais 10 equipamentos.

A preocupação em levar a saúde bucal de forma abrangente também resultou no desenvolvimento de um circuito tecnológico de vários módulos para a prevenção odontológica. A Prefeitura de Sengés, por exemplo, passou a aplicar rapidamente essas tecnologias em sua população, utilizando um recurso democrático que utiliza a tecnologia para massificar a informação sobre os cuidados com a saúde bucal. Os usuários têm a oportunidade de interagir com uma boca gigante, receber informações sobre sua faixa etária e receber instruções e dicas de como cuidar de sua saúde bucal.

O uso da tecnologia também está presente no projeto da cirurgiã dentista Renata, que sempre sonhou em ensinar as técnicas de escovação por meio de Óculos de Realidade Virtual. Os pacientes relataram experiências positivas com o uso dos óculos, que despertaram o interesse e conhecimento necessários para uma boa saúde bucal.

A D-Express, empresa especializada em odontologia móvel, estará presente na 75ª Reunião Anual da SBPC para apresentar seu projeto inovador e demonstrar como é possível unir diversão e praticidade no aprendizado sobre os cuidados com a saúde bucal. A empresa convida a todos os interessados a visitarem seu consultório móvel durante o evento e conhecerem de perto essa solução revolucionária.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
ANS promove seminário para debater avaliação econômica na atualização do Rol
ANS promove seminário para debater avaliação econômica na atualização do Rol / Foto: Hush Naidoo Jade Photography / Unsplash Images

ANS promove seminário para debater avaliação econômica na atualização do Rol

Evento tem como objetivo debater o panorama e os desafios da avaliação econômica

Próximo
Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo
Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo / Divulgação

Sicredi participa do maior evento de cooperativismo de crédito do mundo

Conferência do Woccu ocorrerá entre 23 e 26 de julho, no Canadá

Veja também