Recentemente, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou a nova edição do Boletim Susep, com informações consolidadas do setor supervisionado até junho de 2025: R$ 206,06 bilhões! Esse foi o montante arrecadado pelo mercado no primeiro semestre do ano.
O resultado expressivo se deve por diversos fatores, entre eles, a atuação de cerca de 80 mil corretores de seguros habilitados, segundo a autarquia, responsáveis por intermediar a relação entre consumidores e seguradoras.
Esses profissionais funcionam como o motor da indústria de seguros, exercendo papel central na expansão, disseminação e fortalecimento de toda a cadeia produtiva.
Como se tornar corretor?
Uma das principais formas de ingressar na profissão é sendo aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros (EHCS), aplicado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). O programa está com inscrições abertas para a 81ª edição, e as provas serão aplicadas no formato on-line, em quatro dias consecutivos, de 1º a 4 de dezembro.
Os candidatos poderão escolher entre sete modalidades:
- “Capitalização”;
- “Capitalização e Seguros de Danos”;
- “Vida e Previdência”;
- “Vida e Previdência e Seguro de Danos”;
- “Capitalização e Vida e Previdência”;
- “Seguro de Danos”;
- “Todos os Ramos”.
Os aprovados recebem certificado que permite requerer o registro da profissão junto à Susep.
Preparatório com desconto
Para ampliar as chances de aprovação, a ENS disponibiliza o Curso Preparatório para o Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, disponível nas mesmas modalidades do Exame. O curso tem modelo de estudo autônomo, com acesso a material didático on-line, apostilas, videoaulas, simulados e canal exclusivo para sanar dúvidas.
Alunos que se matricularem no preparatório têm 50% de desconto na taxa de inscrição do EHCS, desde que optem pela mesma modalidade nos dois programas.
Regulamentos, inscrições e outros detalhes estão disponíveis no site da ENS. Acesse aqui, confira as informações e ingresse no promissor segmento da intermediação de seguros!