O Instituto CNP Brasil firma nesta terça-feira, 4 de novembro, um Acordo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) para a promoção dos programas Meu Caminho e Saldo+, ambos voltados a jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é ampliar a permanência de alunos no ensino médio, facilitar o acesso ao ensino superior e incentivar uma relação mais consciente com o dinheiro, pilares fundamentais para o futuro dos jovens.
A assinatura será realizada durante evento no Espaço Bem Você, na sede do Edifício Sede da CNP Seguros Holding Brasil, com as presenças de representantes do Instituto, da Secretaria e da Caixa Econômica Federal, um dos parceiros do Saldo+.
“Quando Estado, iniciativa privada e terceiro setor atuam juntos, o impacto é multiplicado e duradouro”, afirma Sany Silveira, presidente do Instituto CNP Brasil. “Estamos bastante empenhados em ampliar o propósito principal dos programas Meu Caminho e Saldo+ e, com o apoio da Secretaria de Educação, oferecer a ainda mais alunos a oportunidade de construir um futuro mais promissor”.
“Parcerias como esta fortalecem as políticas públicas de permanência escolar e mostram que a educação é um compromisso que precisa ser compartilhado entre o Estado, o setor privado e a sociedade civil. Ao somar esforços com o Instituto CNP Brasil, ampliamos o alcance de ações que promovem autonomia, cidadania e um futuro mais justo para os nossos jovens”, declara a Subsecretária de Educação Básica, Iêdes Soares Braga.
Tecnologias sociais podem ampliar o alcance dos programas
O acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal vai facilitar o acesso dos alunos da rede pública do DF ao programa Meu Caminho e abre ainda a possibilidade de incluir nas escolas os conteúdos de educação financeira produzidos dentro do Saldo+. “A parceria com a Secretaria é estratégica e um passo importante para a transformação social dos alunos do ensino médio”, afirma Alice Scartezini, coordenadora do Instituto CNP Brasil.
A proposta do Instituto, no entanto, é ultrapassar os limites do Distrito Federal, desenvolvendo tecnologias sociais replicáveis, que possam ser levados para outros estados. “Nossa proposta é ocupar esse espaço importante da educação viabilizando este modelo de atuação em diferentes esferas e ampliando o alcance a mais e mais alunos em todo o país”, conta Alice.
Pé-de-Meia
Criado em 2022 pelo Instituto CNP Brasil, o programa Meu Caminho já beneficiou 60 alunos de ensino médio no DF, oferecendo a eles apoio financeiro, orientação educacional, notebook com acesso à internet, aulas de inglês, aulas preparatórias para o Enem e o PAS/UnB e assistência psicológica ao longo de toda a jornada.
O programa do Instituto CNP Brasil está muito alinhada ao Pé-de-Meia, iniciativa do governo federal lançada em janeiro de 2024 e que também concede incentivo financeiro a estudantes do ensino médio público para estimular a permanência escolar. As próximas edições do programa Meu Caminho priorizarão a seleção de alunos vinculados ao Pé-de-Meia. “Queremos fortalecer uma rede integrada de apoio à educação e à cidadania”, explica Alice.
Os programas
Meu Caminho
O programa apoia e acompanha jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social durante a jornada do ensino médio, oferecendo a eles mais oportunidades para que concluam esse período escolar e aumentando as chances de ingressarem no ensino superior.
Saldo+
O Saldo+ oferece uma jornada de educação financeira voltada a jovens de 14 a 24 anos, promovendo autonomia, segurança e inclusão financeira. O programa é desenvolvido pelo Instituto CNP Brasil em parceria com a Associação Hub Brasília e a Caixa Econômica Federal, o maior banco público da América Latina.
Programação
Data: 4 de novembro de 2025
Horário: 9h às 11h
Local: Espaço Bem Você (Edifício sede CNP Seguros Holding Brasil)
			
						
										
										
										
										