Grupo Bradesco Seguros

Insurtech lança plataforma que pretende revolucionar o mercado de seguro garantia

Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro
Reprodução

Não há mais dúvidas de que as insurtechs nasceram para revolucionar e modernizar o mercado de seguros auxiliadas pela tecnologia. Isso tem acontecido devido à redução do preço, à melhoria na experiência de compra desse serviço pelo consumidor, à automação do processo de contratação e renovação de seguros, entre outros fatores.

As insurtechs não são concorrentes das seguradoras tradicionais. Pelo contrário, elas surgem até como facilitadoras do trabalho das companhias e dos corretores de seguros, que são fundamentais na disseminação da cultura de proteção. Diferente do que acontecia quando elas surgiram – momento em que foram vistas como concorrentes -, agora parece ter ficado claro que as insurtechs chegaram como um elemento agregador.

O bom desempenho do modelo de negócio proposto pelas insurtechs está relacionado à modernização que o modelo propõe, já que, por meio delas, é possível fazer ofertas mais bem direcionadas. O produto certo, para a pessoa certa, no momento certo.

Dentro do mercado de seguros, talvez o segmento de garantia tenha sido o que menos foi impactado por essas transformações, mas isso também já está mudando.

Insurtechs no seguro garantia

O seguro garantia é uma modalidade de seguro que tem como finalidade garantir obrigações assumidas por uma empresa. Essas obrigações podem ser decorrentes da participação em licitação, da assinatura de um contrato ou, ainda, serem em função de processos judiciais. A regulamentação dessa modalidade de seguro é promovida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e é regida pela circular 477, de setembro de 2013.

Por ser um seguro bem específico, o seguro garantia é usado em diferentes modelos de negócios: execuções contratuais, demandas judiciais, licitações, concessões, adiantamento de pagamentos, entre outras possibilidades.

Nas licitações públicas, qualquer que seja sua modalidade, o seguro garantia poderá ser utilizado como condição de participação do certame e tem como finalidade garantir a assinatura do contrato em caso de recusa por parte do licitante vencedor. De acordo com a Lei 8.666/93, essa é uma opção de garantia que também pode ser exigida para comprovar a qualificação financeira de uma empresa que vai participar de uma determinada licitação.

Por isso, o seguro garantia, como modalidade de garantia nas licitações, representa segurança para todos os envolvidos no processo.

Nas ações judiciais, o seguro garantia é uma das formas previstas em lei para viabilizar que a empresa recorra de decisões judiciais. Na plataforma da Genebra Seguros (www.plataforma.genebraseguros.com.br), é possível contratar o seguro garantia para assegurar o pagamento dos valores necessários para garantir o trâmite do processo na justiça. A consulta na plataforma também permite conhecer as opções de cotação e contratação de seguro garantia em diferentes segurados em segundos, e dentro desse hall de opções já se encontram três insurtech.

Com esse formato, a Acoy entra ao mercado com três soluções que são oferecidas por cinco seguradoras parceiras:

  • Performance Bond: seguro que garante o cumprimento satisfatórios de um contrato acordado;
  • Bid Bond: garante a participação em uma licitação, edital ou tomada de preço, permitindo que o prestador de serviços comprove que tem recursos para realizar determinada obra ou ação;
  • Depósito Recursal Trabalhista: permite que um colaborador, ou prestador de serviços, receba um valor acordado junto à empresa judicialmente, sem que comprometa, imediatamente, o fluxo de caixa da companhia.

O sistema desenvolvido pela Acoy permite que o corretor emita uma apólice de seguro garantia em, aproximadamente, cinco minutos. Para acessar a plataforma, o corretor precisa efetuar um cadastro básico. A partir daí, ele está liberado para solicitar cotações com as seguradoras parceiras da Acoy, escolher a proposta que melhor se encaixa no perfil do cliente e emitir a apólice.

A Acoy é uma assessora digital para corretores de seguros que foi fundada em 2019 por Edson Barros, corretor com mais de 25 anos de experiência. Como insurtech, a Acoy oferece agilidade, segurança e economia de tempo na contratação de seguros Performance Bond, Bid Bond e Depósito Recursal Trabalhista, por meio da utilização de uma plataforma que conecta corretores e seguradoras de todos os portes e lugares do Brasil.

Pottencial Seguros

Outra empresa que é destaque em seguro garantia é a Pottencial Seguros. Com uma gestão focada em inovação e tecnologia, a empresa passou por reposicionamento e, para se diferenciar em um mercado dominado por grandes players, a Pottencial concentrou-se em um atendimento de excelência, pautado na agilidade, simplificação dos processos e proximidade com os públicos estratégicos. Além disso, ela diversificou o portfólio de produtos, de modo a atender um público cada vez mais amplo e heterogêneo.

A nova lei de licitações pode ser uma grande janela de oportunidades para o seguro garantia. A expectativa de especialistas é de que surja uma grande demanda pelo produto, já que o país tem grande necessidade de obras de infraestrutura.

A partir de 2021, a Pottencial passou a oferecer a possibilidade de fazer a contratação do seguro garantia 100% online. Dessa forma, a empresa oferece uma otimização da experiência dos usuários, seja de forma direta ou por meio do corretor, tornando-a ainda mais simples e ágil.

A possibilidade de emissão 100% online da apólice vale para os seguros Garantia Licitante, Garantia Performance – também conhecido como Garantia do Tradicional ou Garantia de Construção, Fornecimento ou Prestação de Serviço – e Garantia Judicial Depósito Recursal.

A oferta da jornada 100% online é ancorada pelos recursos que a inteligência artificial oferece, com total segurança para o cliente e respeitando as normas brasileiras que regem a proteção de dados (LGPD).

OnPoint

Valorizar o tempo é a aposta da OnPoint, a insurtech que chegou ao mercado prometendo reduzir o tempo de cadastro de corretores e emissão de apólices. A insurtech oferece uma plataforma tecnológica que foi desenvolvida para automatizar o relacionamento entre seguradoras e clientes com o objetivo de tornar mais digital o processo de gestão das seguradoras, atendendo todo o ciclo de negócios do seguro garantia.

A análise é feita automaticamente e online. A ferramenta garante agilidade no dia a dia do corretor. Além disso, a OnPoint tem contrato com três seguradoras do mercado de garantias.

Gostou de conhecer mais sobre insutechs?

Conte com os especialistas da Genebra Seguros para realizar sua consultoria financeira, de modo a proteger sua família, seus bens e seus investimentos..

Descubra mais no site, através do e-mail genebra@genebraseguros.com.br, dos telefones (51) 3237-7210 e (11) 2691-5546 ou ainda pelo WhatsApp. Aproveite também para nos seguir no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.

O post Insurtech lança plataforma que pretende revolucionar o mercado de seguro garantia apareceu primeiro em Genebra Seguros.

Via Genebra Seguros

Total
0
Shares
Anterior
Projeto assegura ao pedestre a prioridade sobre todos os meios de transporte

Projeto assegura ao pedestre a prioridade sobre todos os meios de transporte

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Márcio Macêdo: proposta previne a

Próximo
GOIANÉSIA (GO): Município recebe caminhão de renegociação de dívidas da campanha Você no Azul

GOIANÉSIA (GO): Município recebe caminhão de renegociação de dívidas da campanha Você no Azul

Os moradores de Goianésia já podem renegociar dívidas em atraso

Veja também