Com mais de 300 corretores ativos e crescimento médio de 7,6% ao mês, a plataforma da Stoa permite o gerenciamento eficiente das carteiras de clientes, aumentando as vendas; A startup pretende atingir um faturamento de R$ 4,5 milhões até o fim de 2025
A Stoa, insurtech brasileira voltada à digitalização da gestão de seguros para pequenos e médios corretores, concluiu sua primeira rodada de investimento em R$ 2 milhões. A captação, que aconteceu na EqSeed, principal plataforma de investimento em startups do Brasil, passou por um overfunding, superando em 25% a meta inicial de R$ 1,6 milhão.
Com os recursos obtidos de 127 investidores, a startup planeja expandir seus esforços comerciais e de marketing, aprimorar as ferramentas de sua plataforma para aumentar a eficiência dos corretores e investir em tecnologia, ampliando as integrações com seguradoras parceiras.
“A conclusão dessa rodada é um marco para a Stoa e para o mercado de seguros, refletindo a confiança do mercado na nossa visão de digitalizar completamente a gestão de seguros no Brasil. Vamos usar esse investimento para crescer, inovar e oferecer ainda mais valor aos corretores”, celebra Eduardo Marcellini, CEO da Stoa.
Fundada em 2021 em Belo Horizonte por Eduardo Marcellini e Luiz Sampaio, a Stoa nasceu para simplificar e digitalizar o mercado de seguros. Atualmente, a startup impacta diretamente a operação de mais de 300 corretores e gerencia mais de 20.000 apólices em sua plataforma. Com uma operação eficiente e já em breakeven, a Stoa pretende, com o investimento, acelerar a introdução de novos padrões no setor e consolidar-se como a solução definitiva para a digitalização e gestão de seguros no Brasil.
Os desafios do mercado de seguros e a proposta da startup
Só em 2023, o mercado de seguros no Brasil movimentou R$ 660 bilhões. O montante representa 6,5% do PIB e projeções apontam para alcançar 10% até 2030. Apesar de sua relevância, o setor enfrenta desafios operacionais significativos: corretores lidam com mais de 120 seguradoras e cerca 3.000 produtos, enfrentando processos manuais e sistemas desconectados que encarecem e tornam o trabalho ineficiente. Pequenas corretoras, em particular, perdem ainda tempo e dinheiro ao lidar com tarefas administrativas repetitivas, desviando o foco de sua atividade principal: a venda de seguros.
Neste contexto, a Stoa se posiciona como a assessoria mais moderna do Brasil, conectando corretores a diversas seguradoras em uma única plataforma digital, o Stoa Connect. “Nossa plataforma foi desenvolvida para libertar os corretores das amarras operacionais, permitindo que eles se concentrem no que fazem de melhor: vender. Fomos movidos pela convicção de que a tecnologia poderia resolver os principais gargalos do mercado de seguros. Conectamos corretores, seguradoras e segurados em um único lugar”, explica Luiz Sampaio.
Stoa Connect: uma solução completa e eficiente
O Stoa Connect combina transformação digital e capacitação para corretores, com foco em gestão operacional e no core business desses profissionais. O sistema multiplataforma funciona via web, mobile e WhatsApp, permitindo acesso prático e flexível. A solução cobre desde cotação, gestão de carteira e gestão financeira até inadimplências e sinistros, tudo em uma única interface. Além disso, possibilita que os corretores realizem cross-sell com clientes atuais, aumentando suas receitas.
Para ampliar a profissionalização, a plataforma inclui e-mail corporativo, site personalizado e WhatsApp profissional, entregando tudo isso com um custo até 10 vezes menor do que a soma das soluções necessárias atualmente. A ferramenta também oferece um CRM integrado às seguradoras, acesso a um time de vendas especializado, ferramentas de marketing, uma central de atendimento ao segurado e uma comunidade ativa de corretores para a troca de conhecimentos e parcerias.
Segundo um estudo interno realizado pela startup, os corretores que fizeram uso do Stoa Connect aumentaram a produtividade em até 4 vezes. Essa eficiência reforça o compromisso da Stoa de transformar o mercado, entregando resultados concretos e soluções que atendam às principais necessidades deste setor.
Perspectivas de expansão
Com o capital, a Stoa pretende alcançar um faturamento de R$ 4,5 milhões até o final de 2025 e priorizar o desenvolvimento de novas integrações com seguradoras parceiras e o aperfeiçoamento de suas ferramentas para aumentar ainda mais a eficiência operacional dos corretores.
“Nosso objetivo não é apenas crescer em faturamento, mas entregar ferramentas robustas que ajudem os corretores a vencer desafios e alcançar novos patamares de eficiência”, reforça Eduardo. Principal plataforma de investimentos em startups no Brasil, a EqSeed desempenhou um papel crucial para o sucesso da primeira captação da Stoa.
Para Igor Monteiro, CEO da EqSeed, a atratividade da Stoa está em seu modelo de negócios e operação sólidos, aliados à clareza de sua proposta de valor para um mercado carente de inovação. O mercado de seguros enfrenta desafios operacionais complexos, e a Stoa conseguiu traduzir essas dificuldades em uma oportunidade concreta de inovação. Ao oferecer uma solução que une tecnologia prática e impacto mensurável, a startup está posicionada para transformar o setor. Essa clareza de proposta de valor foi determinante para atrair os investidores certos e superar a meta inicial da rodada”, complementa Monteiro.