Segfy

Integrar cuidado e conveniência na jornada digital do paciente é a aposta para ampliar adesão a tratamentos, afirma especialista do setor

Oscar Basto, Diretor de Negócios Pharma da Funcional / Foto: Divulgação
Oscar Basto, Diretor de Negócios Pharma da Funcional / Foto: Divulgação

Portal do Paciente da Funcional fortalece fidelização e melhora acesso no setor farmacêutico

A jornada digital está redefinindo a forma como a indústria farmacêutica se relaciona com seus públicos. Em 2024, o mercado brasileiro de saúde digital movimentou cerca de US$10,66 bilhões e deve alcançar US$40,85 bilhões até 2033, segundo o IMARC Group. O crescimento, impulsionado por tecnologias como telemedicina, inteligência artificial e monitoramento remoto de pacientes, evidencia a rápida transformação do setor e reforça o papel estratégico de soluções digitais voltadas ao cuidado e à conveniência.

Para Oscar Basto, Diretor de Negócios Pharma da Funcional, referência no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil, integrar cuidado contínuo e conveniência é essencial para garantir adesão aos tratamentos e gerar valor sustentável para todo o ecossistema. “A jornada digital do paciente precisa unir cuidado, acompanhamento e acessibilidade. Esses pilares fortalecem o relacionamento entre pacientes, indústria e demais agentes de saúde, especialmente em um cenário competitivo e de alta exigência”, afirma.

Com esse propósito, a Funcional possui o Portal do Paciente, que reúne serviços de cuidado contínuo e ferramentas de engajamento em uma única experiência digital. A iniciativa integra o Programa de Suporte ao Paciente (PSP), voltado ao acompanhamento clínico, e o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), que garante acesso a medicamentos com descontos em farmácias credenciadas por meio de programas de relacionamento, ampliando o acesso a tratamentos ao padronizar preços no mercado, garantir o produto em estoque, apoiar o entendimento das necessidades do paciente e fortalecer o relacionamento por meio de lembretes, informações e ações de fidelização.

Pelo portal, oferecido em modelo escalável e white label para diferentes indústrias, o paciente pode agendar ou reagendar consultas online com nutricionistas e psicólogos, visualizar informações sobre seu tratamento e acessar conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar. O serviço também pode ser indicado diretamente pelo farmacêutico no ponto de venda, fortalecendo a conexão entre balcão e cuidado especializado.

Os resultados iniciais reforçam o potencial da solução: o portal já conta atualmente com quase 1 milhão de pacientes inscritos e ativos no programa, registra em média 300 consultas mensais com especialistas e aproximadamente 9 mil acessos ao mês.

Já o Portal Farmacêutico, lançado recentemente, também demonstra avanço na integração entre a indústria e o canal de varejo farmacêutico. Desde então, já soma cerca de 170 sessões realizadas e 42 profissionais cadastrados apenas na primeira semana. O Portal possibilita que os farmacêuticos apoiem pacientes já inscritos no programa ao acesso a consultas com especialistas, promovendo continuidade do cuidado e maior engajamento com o serviço, fortalecendo o relacionamento com o paciente e contribuindo para uma melhor experiência e fidelização.

“A integração entre PSP e PBM representa muito mais do que facilitar o acesso, é uma estratégia de cuidado e engajamento essencial para a indústria farmacêutica. Especialmente em mercados competitivos, a diferenciação não está apenas no preço, mas na experiência e no suporte oferecido”, finaliza Oscar.

Total
0
Shares
Anterior
GOL apresenta guia prático com orientações sobre como vender ações da GOLL54 em Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)

GOL apresenta guia prático com orientações sobre como vender ações da GOLL54 em Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA)

Companhia detalha o passo a passo para que acionistas participem do leilão de

Próximo
Aportes em previdência privada aberta recuam e desafiam o setor
Izabela Rücker Curi é advogada, sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law, startup focada em soluções jurídicas personalizadas para o cliente corporativo / Foto: Divulgação

Aportes em previdência privada aberta recuam e desafiam o setor

Confira artigo da Dra

Veja também