Europ Assistance Brasil

Inteligência Artificial elimina gargalos na regulação de sinistros e acelera o ‘last mile’

Rodrigo Ventura, CEO da 88i Seguradora Digital / Foto: Divulgação
Rodrigo Ventura, CEO da 88i Seguradora Digital / Foto: Divulgação

IA da 88i automatiza 50% da análise de documentos na logística

No dinâmico universo da última milha (last mile), a agilidade se tornou um dos mais importantes diferenciais competitivos. Para endereçar o histórico gargalo na resolução de sinistros, a 88i Seguradora Digital implementou uma camada avançada de Inteligência Artificial que redefine a velocidade de resposta e reembolso em seguros de acidentes pessoais para o setor.

Tradicionalmente, a liquidação de um sinistro envolvia uma jornada burocrática envolvendo análise manual de dados não estruturados, triagem de faturas, recibos e diagnósticos médicos dispersos. Esse modelo gerava tarefas repetitivas e um tempo de espera que impactava diretamente o fluxo de caixa e a segurança financeira dos profissionais na ponta da operação.

Ao integrar visão computacional e machine learning diretamente nos aplicativos de gestão logística, a 88i inverte essa lógica. Agora, o próprio condutor inicia a regulação por meio da captura de imagens e documentos via smartphone. A IA analisa dados e valida documentos fiscais instantaneamente, cruzando esses dados com telemetria e localização para garantir a legitimidade da ocorrência de forma quase invisível.

“Nosso objetivo é que o seguro deixe de ser um custo estático e burocrático para se tornar um serviço fluido dentro da jornada logística”, afirma Rodrigo Ventura, CEO da 88i. “A IA nos permite simplificar o gerenciamento de crises, automatizando a rotina para que o atendimento humano foque onde ele é realmente indispensável: na experiência e no suporte ao segurado”.

Eficiência operacional em números

A transição para o modelo inteligente já apresenta resultados mensuráveis na operação da seguradora. Com a automação, 50% dos documentos inseridos no sistema já são extraídos, interpretados e validados sem intervenção humana. Com mais de 30 milhões de operações registradas até o início de 2026, a arquitetura de IA Generativa e Preditiva sustenta o crescimento da empresa “A ideia é continuar estruturando a IA até chegarmos no paramétrico, o pagamento quase instantâneo do sinistro”, anuncia Rodrigo Ventura.

Consolidada como o motor de proteção das maiores plataformas de delivery e logística do Brasil, a 88i utiliza essa evolução na regulação de sinistros como catalisador para sua expansão. A tecnologia de embedded insurance (seguro embarcado) agora se une ao processamento em tempo real para pavimentar a entrada da companhia em novos mercados que demandam alta frequência e resposta imediata.

Total
0
Shares
Anterior
Telemedicina: 5 usos corretos e 5 armadilhas comuns no cuidado em saúde
Telemedicina: 5 usos corretos e 5 armadilhas comuns no cuidado em saúde

Telemedicina: 5 usos corretos e 5 armadilhas comuns no cuidado em saúde

Select Operadora de Saúde destaca onde o atendimento remoto ajuda de verdade e

Próximo
Veja como funciona o Plano de Adaptação e Resiliência Climática do Estado de São Paulo
Na Segurança Hídrica, o plano prioriza a preservação de nascentes / Foto: Governo de SP / Divulgação

Veja como funciona o Plano de Adaptação e Resiliência Climática do Estado de São Paulo

Iniciativa construída com participação da sociedade organiza ações para preparar

Veja também