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Interior de São Paulo ganha fábrica especializada em blindagem de veículos elétricos

Interior de São Paulo ganha fábrica especializada em blindagem de veículos elétricos / Foto: Freepik
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Fábrica instalada na cidade de Sumaré é a primeira de blindagem do país voltada aos veículos eletrificados, com equipamentos e mão de obra exclusiva para atender crescente demanda do segmento

A Concept be safe, blindadora presente em São Paulo, lançou uma fábrica especializada na blindagem de veículos elétricos, a primeira desse nicho de mercado no país. A Concept evision está localizada em Sumaré, no interior paulista, com capacidade inicial para a proteção balística de 30 carros mensais, mas que pode ser ampliada para 100, de acordo com a crescente demanda. O investimento total feito para a instalação é de R$ 5 milhões.

“Os veículos elétricos já são uma realidade consolidada no Brasil. Trata-se de uma frota crescente, numa nova era de inovação e evolução automotiva, que também vem acompanhada de desafios, como o de garantir a segurança desses veículos que representam o futuro da indústria automotiva. A fábrica especializada na blindagem desse tipo de automóvel surge para atender esse desafio, com tecnologia, estrutura e mão de obra adequadas para lidar com esse novo perfil de demanda”, destaca Rogério Garrubbo, conselheiro de inovação e tecnologia da Concept be safe.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2024, mais de 173.500 unidades elétricas foram emplacadas no país, um salto de 85% comparado com 2023. Como reflexo desse crescimento, na Concept, em 2023, cerca de 25% do total de carros que estacionaram para serem blindados era elétrico ou híbrido. Em 2024, esse índice pulou para 40%.

A fábrica especializada na blindagem de veículos elétricos traz alguns diferenciais com relação às demais blindadoras. A principal diferença está na abordagem de engenharia, materiais e processos para garantir segurança balística, sem comprometer a integridade do veículo elétrico.

“No processo de blindagem de carros elétricos, por exemplo, é fundamental considerar o impacto da proteção sobre a distribuição de peso e a autonomia da bateria, o que exige cálculos mais precisos e materiais mais leves. Além disso, é preciso garantir que a blindagem não interfira nos sensores, radares, conectores de alta tensão e na refrigeração da bateria. O isolamento dos circuitos elétricos também precisa ser reforçado para evitar riscos de curto-circuito. Vale ressaltar ainda que a blindadora tecnológica para elétricos deve seguir regulamentações adicionais, garantindo que o processo de blindagem não afete os padrões de segurança elétrica e de bateria impostos pelos fabricantes, bem como a performance do carro”, descreve Garrubbo.

Na Concept evision, a mão de obra é formada por profissionais já experientes no segmento da blindagem e que recebem um programa de aprimoramento com as novas tecnologias nesse ambiente digital e eletrificado dos automóveis.

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Artigo é do advogado da Agrifoglio Vianna Advogados Associados, Dr

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