Europ Assistance Brasil

Investimento do setor de seguros em publicidade na TV cresce 195% no 2º trimestre

Investimento do setor de seguros em publicidade na TV cresce 195% no 2º trimestre / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Dados da Tunad também refletiram em aumento significativo nas buscas do Google por palavras-chave relacionadas com as seguradoras brasileiras

Em um cenário de destaque para o setor segurador, com uma arrecadação expressiva de R$ 181,77 bilhões nos primeiros seis meses de 2023, assinalando um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, a Tunad, empresa especializada em Inteligência de Mídia, realizou uma pesquisa sobre os investimentos publicitários na TV (aberta e fechada) neste ramo. Movida pelos dados recentes da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a plataforma se debruçou sobre o mercado segurador, analisando os aportes destinados à publicidade televisiva.

Durante  o segundo trimestre de 2023, os investimentos publicitários em canais de televisão despertaram a atenção do segmento de seguros. Seis das principais marcas do setor: Tokio Marine, BB Seguros, Youse, Bradesco Seguros, Allianz Seguros e Liberty Seguros se destacaram ao aumentar seus esforços publicitários nesse meio. No primeiro trimestre do ano, a estimativa de investimentos dessas empresas em anúncios televisivos beirava os R$ 4 milhões (Investimento com descontos estimados de mercado). Contudo, de maneira surpreendente, esse valor subiu vertiginosamente para R$ 11,8 milhões no trimestre subsequente, denotando um incremento notável de 195%.

A Tunad examinou o impacto desses anúncios nas buscas online e nas pesquisas no Google pelas palavras-chave associadas a essas marcas mostrou um aumento notável. Utilizando janelas curtas antes e depois de cada inserção, o Uplift (aumento de interesse acima do baseline) foi de 27 mil novas buscas no agregado de todas as marcas no trimestre. Notavelmente, 67% desses anúncios resultaram em aumento tangível nos KPIs de buscas das marcas.

O aumento nos investimentos das seguradoras em anúncios televisivos durante o segundo trimestre de 2023 evidencia a confiança dessas empresas na eficácia da televisão como plataforma de marketing. “Isso salienta a TV como um meio poderoso para alcançar e engajar os consumidores”, conclui Cesar Sponchiado, CEO da Tunad.

Metodologia do Estudo da Tunad

A Tunad emprega um sistema de captura de sinal de canais de TV aberta e por assinatura, acompanhado por IA e uma equipe de auditoria. A ferramenta desenvolvida pela empresa identifica o início dos comerciais e classifica-os automaticamente por meio de correspondência de áudio e transcrição de texto. Uma  equipe de auditoria nomeia os novos criativos. Atualmente, a empresa monitora canais de TV aberta regionalmente em São paulo, Curitiba, BH, Brasília e Porto Alegre, nacionalmente em todas as regiões do Brasil em até 31 mercados, bem como canais de TV por assinatura, rádios e livestreamings.

Além disso, a plataforma da Tunad realiza uma análise de atribuição para determinar se esses anúncios tiveram impacto em KPIs específicos. Um dos KPIs usado para todas as marcas é o volume de buscas no Google. Através de uma API, a Tunad monitora o interesse pelas marcas  minuto a minuto. Com base nesses dados, a plataforma consegue mostrar o incremento do volume de buscas e o que excede essa linha de base é denominado “Uplift”, servindo como a métrica principal para avaliar o impacto do anúncio.

A pesquisa pode ser conferida no link: http://bit.ly/45w22gk.

Total
0
Shares
Anterior
BNP Paribas Cardif entra para o segmento de Vida em parceria com o Banco BRB
Sheynna Hakim, CEO da BNP Paribas Cardif no Brasil / Foto: Divulgação

BNP Paribas Cardif entra para o segmento de Vida em parceria com o Banco BRB

No lançamento do seu primeiro Seguro de Vida, companhia já conta com carteira de

Próximo
XI Congresso Jurídico de Saúde Suplementar promove debate sobre judicialização com grandes nomes do setor
XI Congresso Jurídico de Saúde Suplementar promove debate sobre judicialização com grandes nomes do setor / Foto: Pressfoto / Freepik

XI Congresso Jurídico de Saúde Suplementar promove debate sobre judicialização com grandes nomes do setor

Evento acontece em Brasília, na próxima sexta-feira (25), e será transmitido ao

Veja também