Monitoramento em tempo real de máquinas agrícolas garante manutenção preditiva, prevenção de roubos e dados estratégicos para seguradoras
A conectividade da Internet das Coisas (IoT) no campo já começa a transformar não apenas a produtividade agrícola, mas também o mercado de seguros do setor. Soluções de monitoramento em tempo real viabilizadas pela Arqia, empresa referência em soluções de conectividade IoT no Brasil e parte do grupo Wireless Logic, líder global em IoT, permitem evitar falhas que poderiam causar prejuízos aos produtores rurais de até R$ 50 mil em reparos e criar condições para que seguradoras ofereçam apólices até 20% mais baratas.
Com sensores conectados a tratores, colheitadeiras e outros equipamentos, os agricultores podem acompanhar variáveis como temperatura do motor, vibrações, nível de combustível e desgaste de peças. Esses dados permitem identificar potenciais falhas antes que aconteçam, viabilizando manutenção preditiva e reduzindo acidentes ou paradas inesperadas. Outro fator importante é o rastreamento em tempo real, que facilita a recuperação de máquinas roubadas, reduzindo perdas totais e atuando como diferencial na negociação com seguradoras.
Segundo Daniel Fuchs, VP de Inovação da Arqia, a conectividade IoT no agronegócio não é apenas um diferencial tecnológico. Ela redefine a forma como produtores, seguradoras e fornecedores de equipamentos lidam com riscos e custos.
“Quando há informação em tempo real, é possível operar máquinas dentro de parâmetros ideais, prevenir sobrecarga ou uso indevido e até rastrear o equipamento em caso de roubo. Isso traz mais segurança operacional e financeira ao agricultor”, explica o executivo.
Menos falhas e maior segurança significa também menor sinistralidade[GO3] , um dado-chave para as seguradoras. Com acesso aos relatórios detalhados sobre a situação técnica em tempo real dos equipamentos, as companhias podem avaliar riscos de forma mais precisa e, assim, reduzir o custo das apólices. Modelos de seguro baseados em uso (UBI) também se tornam viáveis, recompensando agricultores que comprovam boas práticas operacionais.
“Na Arqia, trabalhamos para garantir uma conectividade robusta e segura que permita ao campo brasileiro dar um salto em eficiência, sustentabilidade e competitividade”, afirma o executivo.
