Com mais de 930 mil aparelhos roubados e furtados em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, banco alerta sobre o impacto do crime e destaca medidas para proteger dispositivos e dados sensíveis
Roubos e furtos de celulares ainda são uma grande questão a ser considerada ao falar sobre segurança pública no Brasil. De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram mais de 930 mil aparelhos roubados e furtados em 2024, com 431,7 roubos e furtos a cada 100 mil habitantes no país. O Itaú Unibanco identificou um aumento na incidência de casos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco, reforça que o crime é uma porta de entrada para fraudes virtuais. “A digitalização acelerada no período pós-pandemia transformou os celulares em ferramentas essenciais para a nossa vida diária. Hoje, eles concentram informações financeiras e pessoais que os tornam altamente visados por criminosos. O valor do dispositivo vai muito além do hardware: está nos mecanismos financeiros e nos dados sensíveis armazenados nele. Atualmente, a pessoa é ameaçada no momento do assalto para desbloqueio de tela e fornecimento da senha. Isso exige uma abordagem integrada de segurança pública e digital”, destaca.
Thomazetti também ressalta a importância do Celular Seguro, ferramenta com o objetivo de agilizar bloqueios e prevenir fraudes. “O Celular Seguro é um grande aliado na proteção de nossos clientes e da população em geral. Ele permite que, em caso de roubo ou furto, o cidadão acione o bloqueio imediato do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários. Quanto mais pessoas utilizarem esse recurso, menor será a possibilidade de os criminosos usarem os dispositivos para fraudes”, explica.
O Itaú Unibanco apresenta práticas que podem ser adotadas por indivíduos e empresas para tornar dispositivos e dados mais seguros.
Para pessoas físicas
- Ative autenticação em dois fatorespara aplicativos críticos, como bancos e redes sociais, e configure funções de rastreamento remoto, como “Buscar iPhone” (iOS) ou “Encontre Meu Dispositivo” (Android).
- Utilize biometria facial ou digitalpara bloquear aplicativos importantes, como os de bancos, e-mails e redes sociais. Na plataforma iOS, habilite a função “Exigir Face ID” e em dispositivos Android, ative o “Bloqueio de Apps”, disponível em alguns aparelhos.
- Considere ocultar aplicativos sensíveis usando ferramentas como o “Espaço Privado”ou “Pasta Segura” em alguns dispositivos Android, ou oculte apps no iOS com recursos de privacidade adicionais. Além disso, evite salvar informações sensíveis no celular. Adote um app de gestão de senhas confiável ou, para maior segurança, anote suas senhas em um lugar seguro fora do celular.
- Configure uma senha para o seu cartão SIM. Isso impede que criminosos utilizem o chip do celular para acessar mensagens de autenticação ou realizar ações fraudulentas.
- No que diz respeito à segurança financeira, opte por limites baixos de transaçãoem seus aplicativos bancários e oculte saldos e investimentos. Uma dica extra é usar um segundo aparelho, exclusivo para transações financeiras, e mantê-lo em local seguro.
- Caso tenha sido vítima de roubo ou furto, avise imediatamente o bancoe solicite o bloqueio de contas e cartões. Altere todas as suas senhas, registre um boletim de ocorrência e bloqueie o IMEI do dispositivo com a operadora.
Para pessoas jurídicas
- Empresas podem minimizar riscos garantindo que dispositivos corporativos utilizem autenticação biométricae estejam configurados com rastreamento remoto para localização e bloqueio em caso de perda ou roubo.
- Implemente limites de acessos e rotinas de auditoriapara monitoramento constante de dispositivos e sistemas financeiros. Assim, sua empresa estará mais protegida contra fraudes e violações de segurança. No app Itaú Empresas, é possível gerenciar os dispositivos e os acessos à conta da companhia.
- Por fim, é essencial realizar treinamentos frequentescom os colaboradores para reforçar boas práticas de segurança digital, como a não utilização de dispositivos pessoais para acessar sistemas sensíveis ou armazenar informações bancárias da companhia.
Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção que pode ser acessado pelo site oficial.
