Criminosos se aproveitam da falta de conhecimento e de tempo dos empreendedores para aplicar golpes; banco detalha modalidades mais comuns e dicas de prevenção
No Brasil, as pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham um papel crucial na economia. Segundo dados do Sebrae, as PMEs são responsáveis por 30% do PIB e geram 50% dos empregos ativos, impactando potencialmente mais de 80 milhões de brasileiros. É um cenário atrativo para criminosos, que se aproveitam para aplicar golpes e fraudes. Devido à estrutura enxuta das empresas, a rotina dos empreendedores acaba sendo sobrecarregada por diversas tarefas, o que abre brechas para a atuação dos golpistas. “Muitos empresários estão focados na operação e no crescimento da empresa, deixando a segurança em segundo plano”, explica Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco.
Ainda segundo Thomazetti, o Itaú Unibanco tem investido continuamente em soluções para fortalecer a proteção de seus clientes. “Nossa abordagem é baseada em uma estratégia em camadas: prevenção, detecção e remediação, construída no princípio de AIFirst, onde todas as decisões e desenvolvimentos de nossos produtos estão orientadas a utilização de inteligência artificial. Já contamos com mais de 50 modelos voltados exclusivamente para segurança, o que nos permitiu processar mais de 1,4 bilhão de transações em 2024. Esse trabalho gerou uma redução de 50% nos valores contestados por fraudes”, detalha o executivo.
O banco destaca os cinco golpes mais comuns contra PMEs e apresenta dicas práticas de prevenção.
-
Golpe do link falso (phishing)
Os criminosos enviam links maliciosos que instalam malwares ou capturam dados sensíveis. Esses links geralmente exploram gatilhos emocionais, como urgência ou ofertas atraentes. Para evitar o golpe do phishing, confira o remetente do e-mail, suspeite de mensagens com tom apelativo e evite clicar em links desconhecidos.
-
Golpe do falso fornecedor
Golpes em plataformas de compra e venda incluem o envio de produtos ou serviços, mas com cobranças abusivas ou que não foram acordadas previamente. Antes de fechar negócio, verifique a reputação do fornecedor e confirme os valores cobrados ao longo de toda a negociação.
-
Golpe do falso boleto
Com o volume elevado de pagamentos nas PMEs, boletos falsificados são enviados com beneficiários que não correspondem ao CNPJ da empresa legítima. Sempre confira o código de barras, mesmo em pagamentos recorrentes, e confirme o nome do beneficiário antes de efetuar qualquer pagamento.
-
Golpe da falsa venda
Produtos são anunciados em plataformas online com preços muito atrativos, mas a verdade é que não existe qualquer item sendo comercializado. A dica aqui é sempre consultar o site oficial da loja, desconfiando de valores muito abaixo do praticado. Se necessário, entre em contato com o fornecedor oficial para validar a promoção.
-
Golpe do falso advogado
Envolve criminosos que acessam informações públicas sobre processos judiciais para contatar vítimas, fingindo ser parte de um escritório de advocacia ou o próprio advogado do caso. A orientação é que a pessoa sempre verifique as credenciais do advogado, não forneça informações pessoais ou financeiras a terceiros e consulte o andamento do processo.
Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção que pode ser acessado pelo site oficial. Além disso, o banco oferece uma série de funcionalidades em seu aplicativo Itaú Empresas, reunidas no Hub de Segurança, incluindo os seguintes recursos: iToken, localização, reconhecimento facial e ajustes de senhas e acessos, suporte 24h por dia, e o Alerta Pix, que aparece automaticamente no momento da transferência, somente em situações em que transações atípicas forem identificadas.
Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto
Você sabia que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões (pessoa física ou jurídica) de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto? Basta ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes.
Central de Atendimento Itaú Unibanco
4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
0800-970-4828 – demais localidades
Além disso, o banco oferece uma página dedicada ao tema, onde você pode conhecer mais sobre o assunto e compartilhar com amigos e familiares. Acesse itau.com.br/seguranca e confira!