Empresa realiza campanhas de comunicação constante, investe em segurança da informação e possui equipe dedicada para rastrear ameaças
Diante de uma onda sem precedentes de tentativas de golpes de cibercriminosos contra transportadoras que atuam no e-commerce, a Jadlog, uma das mais conhecidas e principais transportadoras do comércio eletrônico, vem adotando medidas de combate às fraudes, com o objetivo de proteger consumidores e clientes. As tentativas de golpes incluem solicitação de pagamento indevido de taxas adicionais, realização de vendas falsas e direcionamento de usuários para links inseguros.
A Jadlog tem realizado campanhas de comunicação nas redes sociais, nos portais, nas áreas de pesquisa de rastreamento e na mídia em geral, que buscam alertar amplamente e conscientizar os usuários sobre as tentativas de golpes nas diferentes modalidades. As campanhas também orientam a não realizar qualquer tipo de pagamento de taxas extras e indicam os canais oficiais de contato e formas seguras de acompanhamento das entregas. “Estamos muito empenhados em combater os ataques dos cibercriminosos e alertar os consumidores, por isso realizamos diversas campanhas avisando amplamente sobre existência de fraudes e golpes através de várias ativações”, conta Alexandro Strack, CIO da Jadlog.
Além disso, a empresa investe significativamente em segurança da informação em diversas camadas e cumpre rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Possui uma equipe de inteligência dedicada 24 horas por dia nos sete dias da semana, que identifica ameaças com a ajuda de plataformas e tecnologias digitais especializas e atua para combater a ação dos cibercriminosos. “Temos uma equipe de inteligência de ataques totalmente dedicada, que rastreia ameaças contra o nosso ambiente, como domínios fraudulentos e outras informações falsas relacionadas ao nosso negócio, e quando algo é identificado tomamos as medidas cabíveis”, explica Strack. Ele revela que a equipe de inteligência tem derrubado, por semana, de 15 a 40 domínios falsos envolvendo o nome da empresa.
Strack ressalta que os cibercriminosos possuem informações pessoais como nome, CPF e endereço dos consumidores em decorrência do vazamento de grandes bases de dados que já ocorreram no País. Com esses dados em mãos, os fraudadores buscam realizar golpes de engenharia social para obter informações não vazadas, ou simplesmente enviam aleatoriamente as mensagens aos consumidores na tentativa de encontrar alguém que realmente esteja esperando uma encomenda.
Os casos reportados são de pessoas que não estão esperando encomendas pela Jadlog, o que mostra claramente a tentativa de phishing. Até o momento, não há qualquer evidência que sinalize a ocorrência de vazamento de dados pessoais nos sistemas da Jadlog.
A empresa também vem tomando as providências necessárias para investigar os casos relatados em cooperação com os órgãos competentes, que incluem autoridades policiais, a fim de assegurar a proteção das informações e a segurança de seus clientes e usuários.
A transportadora reforça que não solicita qualquer tipo de pagamento por nenhum canal de comunicação, seja WhatsApp, SMS, e-mail, telefone ou outros meios. Toda a comunicação real da empresa é feita exclusivamente pelos canais institucionais oficiais no website jadlog.com.br, no Instagram @jadlog.oficial, Facebook @jadlogoficial, Linkedin @jadloglogistica.