Plano Brasil Saúde aponta os principais caminhos para cuidar da mente, buscar e superar os desafios emocionais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 9,3% da população brasileira, ou seja, mais de 18 milhões de pessoas, sofrem de ansiedade. Já a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil é de cerca de 15,5%.
O país, atualmente, ocupa a alarmante liderança nos diagnósticos de ansiedade, reforçando a necessidade do cuidado e atenção à saúde mental que, por muitos anos, foi um tema cercado por tabus e desinformação, levando muitas pessoas a negligenciarem seus quadros ou sentirem vergonha de buscar ajuda.
Neste cenário, a campanha de Janeiro Branco, criada em 2014, utiliza a simbologia do início de um novo ciclo e das páginas em branco para nos lembrar que temos a oportunidade de reescrever nossas histórias, a partir do cuidado com a saúde mental.
Visando reforçar a importância de buscar ajuda, o Plano Brasil Saúde elencou lugares e maneiras para que você cuide da sua saúde mental. Confira:
- Psicólogos: A terapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e resolução de conflitos internos. Um profissional pode te auxiliar a entender seus sentimentos e a forma como você lida com o mundo.
- Psiquiatras: Em casos de transtornos mais graves, esses profissionais podem oferecer acompanhamento e, se necessário, tratamento medicamentoso. Por muito tempo, visitar um psiquiatra era um tabu, no entanto, esse profissional é responsável por salvar vidas e garantir bem-estar e qualidade de vida.
- Grupos de apoio: Compartilhar experiências com quem passa por situações semelhantes pode ser acolhedor e inspirador. Diversas organizações sociais possuem grupos de apoio e aconselhamento.
- CAPS e UBS: No Brasil, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem atendimento gratuito em saúde mental. Procure ajuda nas unidades mais próximas de sua casa.
- CVV: O Centro de Valorização a Vida funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e é uma referência no Brasil quando se trata de apoio emocional e prevenção do suicídio. É possível entrar em contato ligando no número 188.
É importante ressaltar que saúde mental não é apenas ausência de transtornos, mas o bem-estar integral para lidar com os desafios, construir relações saudáveis, situações inerentes à vida em sociedade. Negligenciar essa dimensão pode levar a problemas como ansiedade, depressão, estresse psicológico e questões ainda mais graves. Procure ajuda!