Bradesco Seguros

Janeiro Branco: campanha chama atenção para a gravidade da síndrome de burnout

Síndrome de burnout: a prevenção passa pelo autocuidado/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Brasil ocupa a segunda posição em casos no mundo

Símbolo da conscientização sobre o cuidado com a saúde mental, a campanha Janeiro Branco busca ressaltar a necessidade de atenção aos aspectos emocionais, e estimular o debate sobre a gravidade deste problema tão recorrente no Brasil, país que ocupa o segundo lugar em casos diagnosticados de burnout, segundo estudo da International Stress Management Association (ISMA).

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), estima que aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome, caracterizada pelo esgotamento físico, psicológico e emocional decorrente do estresse crônico da atividade profissional, e embora a doença ocupacional afete um número significativo de trabalhadores, muitas empresas ainda carecem de soluções adequadas para lidar com o burnout.

Sinais de alerta

Os sintomas podem se manifestar por meio de exaustão física, sensação de cansaço constante, dor de cabeça frequente, falta de ar, falta de apetite ou aumento da vontade de comer, insônia ou excesso de sonolência, sudorese, tremedeira, aceleração dos batimentos cardíacos, dermatite, queda de imunidade, baixa libido, dores musculares, problemas gastrointestinais, entre outros.

Porém, vale ressaltar que o burnout se desenvolve de forma lenta e progressiva, e os sinais não costumam aparecer ao mesmo tempo e, por essa razão, podem passar despercebidos ou serem confundidos com estresse, por isso, a consulta com um médico especialista é fundamental para o diagnóstico da síndrome.

Portanto, ter fácil acesso a especialistas, exames e demais serviços de saúde por custos acessíveis, é fundamental nesta fase. A VidaClass Saúde, por exemplo, oferece consultas e exames preventivos com a segurança e agilidade que um diagnóstico exige. A Healthtech, presente no mercado há nove anos, oferece serviços especializados por custos acessíveis, e utiliza a tecnologia para atender às demandas dos pacientes de forma simplificada, além de buscar evidenciar a questão da prevenção de doenças de maneira geral.

“Na VidaClass Saúde, consideramos que a abordagem da saúde mental destaca ainda mais a relevância da telemedicina. Se uma pessoa que se sente desmotivada para se deslocar até um consultório, por exemplo, pode iniciar seu atendimento remotamente, fazendo com que ela enxergue com mais atenção a importância do cuidado mental de uma forma positiva”, afirma Vitor Moura, CEO da empresa.

Uma plataforma completa

Com o propósito cada vez mais claro de empoderar as pessoas em suas escolhas de serviços, a VidaClass Saúde possui contratação, agendamento e pagamento on-line, simplificando o processo de acesso à saúde, e disponibiliza diversos filtros e opções para que o público possa ter mais poder de decisão.

Além de oferecer consultas presenciais ou por telemedicina, exames e serviços que garantem internação hospitalar, vida e assistência, a Plataforma disponibiliza descontos e entrega em domicílio de medicamentos por meio da farmácia digital.

Total
0
Shares
Anterior
Gallagher Brasil fecha 2023 com crescimento de 215% e carteira de R$ 1.5 bilhão em prêmios
Gallagher Brasil participa de evento sobre Open Insurance e Evolução Digital, no setor de Seguros / Foto: Divulgação

Gallagher Brasil fecha 2023 com crescimento de 215% e carteira de R$ 1.5 bilhão em prêmios

Para 2024, a empresa pretende crescer, ao menos, 30% em linhas de negócio como

Próximo
Sistema Unimed lidera mais uma vez entre os melhores planos de saúde em índice da ANS
Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil / Divulgação

Sistema Unimed lidera mais uma vez entre os melhores planos de saúde em índice da ANS

São 20 operadoras Unimed com nota máxima, de um total de 25, e 234 classificadas

Veja também