Em um mundo cada vez mais digital, a influência da tecnologia nas escolhas de presentes para o Dia das Crianças é natural
O Dia das Crianças costuma movimentar o comércio brasileiro, principalmente em alguns segmentos. Um levantamento do IBEVAR – FIA Business School para a data mostra crescimento da popularidade dos jogos de tabuleiro, mas também revela grande influência da tecnologia nas escolhas de presentes para a criançada
Em um mundo cada vez mais digital, a influência da tecnologia nas escolhas de presentes para o Dia das Crianças é natural. Uma análise das tendências recentes revela uma crescente inclinação dos consumidores por produtos tecnológicos, como videogames e tablets, em detrimento de brinquedos tradicionais.
Porém, nos últimos anos, observou-se um crescimento significativo na intenção de compra de jogos de tabuleiro. Segundo pesquisas de mercado, há também aumento na variedade e complexidade dos jogos disponíveis. Essa diversidade atrai um público mais amplo, desde crianças até adultos.
Para Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, existem diversas razões para explicar esse fenômeno. “Em primeiro lugar, os jogos de tabuleiro proporcionam uma forma de entretenimento que incentiva a interação social direta. Em uma era dominada pela tecnologia digital, muitas pessoas têm buscado maneiras de se reconectar face a face. Além disso, durante a pandemia, esse tipo de jogos surgiu como uma opção acessível e divertida para famílias e grupos de amigos”, explica Felisoni.
IBEVAR
O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.