Promovida pela SINOG, a Campanha iluminou nove pontos turísticos em todo o País, ofereceu mais de 100 atendimentos Odontológicos gratuitos a comunidades carentes, reuniu 41 Embaixadores e mais de 40 Operadoras de Planos Odontológicos, alcançando milhões de pessoas e reforçando a importância da Saúde Bucal
A quinta edição da Campanha Julho Neon – Salve o Sorriso Brasileiro, promovida pela SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos), encerrou 2025 com resultados históricos. Neste ano, a iniciativa contou com o apoio de 41 Embaixadores, iluminou nove pontos turísticos em diferentes regiões do país, realizou 117 atendimentos gratuitos em comunidades carentes e chegou a mais de 415 milhões de impactos de comunicação* — somando visualizações nas redes sociais, audiência em veículos de imprensa e presença nas ações presenciais.
Para Dr. Roberto Seme Cury, Presidente da SINOG, o crescimento do Movimento a cada ano reforça o compromisso da Entidade com a Conscientização em Saúde Bucal. “O Julho Neon é uma ação de todos. Nosso objetivo é que seja reconhecido oficialmente como o mês da Saúde Bucal no Brasil, fortalecendo cada vez mais o acesso a cuidados Odontológicos de qualidade”, defende.
Criado para ampliar a Conscientização da população sobre a importância da Saúde Bucal, o Movimento Julho Neon também evidencia os Planos Odontológicos como alternativa acessível de cuidado e parte importante para o desenvolvimento do Setor.
* O número representa o total de vezes que a Campanha foi potencialmente vista, ouvida ou lida, somando todas as exposições em diferentes canais. Esse resultado expressivo foi impulsionado por ações estratégicas nos dois pilares da Campanha: o Ilumine, com a iluminação de monumentos e prédios históricos, e o Social, com os Odontomóveis oferecendo atendimentos e orientação sobre Saúde Bucal em comunidades.
Monumentos iluminados e mobilização nacional
Neste ano, a Campanha iluminou nove pontos turísticos icônicos do Brasil, como o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro; a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, a Biblioteca Mário de Andrade, o Viaduto do Chá, o Pateo do Collegio, e a sede da SINOG, em São Paulo; além do Congresso Nacional, em Brasília e Estação Cabo Branco, na Paraíba. As cores verde neon e vermelho, marca registrada do Movimento, levaram uma mensagem simbólica de reflexão e cuidado. Pelo quarto ano consecutivo, a faixa do Julho Neon entrou em campo em partida do Flamengo, alcançando diretamente mais de 64 mil torcedores presentes no estádio.
Impacto social
Além da mobilização visual, o Julho Neon reforçou seu caráter social com a realização de 117 atendimentos Odontológicos gratuitos em São Paulo, Recife e Distrito Federal, além da distribuição de 3.500 kits de higiene bucal em comunidades carentes, como a Vila Maria, o Museu das Favelas e o Projeto Crescer, da Casa José Coltro, em São Paulo, e o Paço do Frevo, em Recife. O destaque foi a parceria da Odontoprev com a Fundação Gol de Letra (SP), reconhecida por seu trabalho de transformação social por meio da educação integral, onde mais de 1.500 kits foram distribuídos a jovens e famílias.
Para Dra. Fernanda Ceneviva, Diretora Executiva da SINOG. “O sucesso da Campanha mostra que visibilidade, engajamento e ações concretas fazem toda a diferença. Conseguimos levar cuidado, Prevenção e informação para milhares de pessoas em diferentes regiões do país.”
41 Embaixadores pela Saúde Bucal
Desde 2024, o Movimento conta com um time de Embaixadores que levam a Saúde Bucal para o centro das atenções. Em 2025, a Campanha reuniu 41 Embaixadores: 30 Dentistas, 10 nomeados pela SINOG dentro das Operadoras Associadas e influenciador Dr. Paulo Bonavides (Tio Paulo), que participou pelo segundo ano consecutivo. Com mais de 4,4 milhões de seguidores, Tio Paulo se consolidou como voz importante do Movimento nas redes sociais, levando conteúdos educativos e bem-humorados para milhões de brasileiros.
“Contar com 41 Embaixadores engajados demonstra que a Saúde Bucal é uma pauta relevante para Profissionais, Influenciadores e toda a Sociedade. Juntos, levamos informação e Prevenção para milhões de brasileiros”, finaliza Dr. Cury.
Participação ativa das Operadoras Associadas
Como parte importante no alcance das mais de 415 milhões de impactos de comunicação* em todo o País, as Operadoras Associadas tiveram papel fundamental nesta Edição do Movimento, seja apoiando com ações, compartilhando os materiais ou engajando em suas redes sociais.
Somente neste ano, o crescimento da participação das Operadoras na Campanha foi de mais de mais de 400%. Somando o alcance proporcionado em ações realizadas pelas Operadoras junto às redes sociais da SINOG e Entidades parceiras, o número atingiu quase 204 milhões de alcance, ultrapassando a meta para o ano que era de 76 milhões.
“A participação das Operadoras Associadas é fundamental. Este ano conseguimos engajar um número maior que dos anos anteriores, com a certeza que ainda podemos melhorar muito. Algumas das grandes Operadoras não atingiram a capacidade máxima do seu engajamento, mas estamos certos de que no próximo ano, vamos melhorar ainda mais a mobilização de todas elas”, afirma Dr Roberto Cury.
Projeto de Lei
Além de sensibilizar a Sociedade, o Movimento busca entrar no calendário oficial de Saúde Pública: o Projeto de Lei 2.563/2021. Já aprovado pela Câmara dos Deputados e em análise no Senado, propõe instituir Julho como o mês oficial da Saúde Bucal no Brasil.