Nova edição do evento promoveu experiência de networking, além de bate-papo com executivos do mercado
A fim de reunir o mercado financeiro para networking e compartilhamento de boas práticas, a Kamino, software completo para gestão de empresas, realizou, em parceria com a Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI), o Kamino Talks. O encontro contou com a presença de grandes nomes do empreendedorismo nacional como Claudio Lensing, CEO da BT Crédito e ex-CFO da Trybe, Luiz Mesquita, CFO da Criteria Partners e Gabriel Segers, CEO e cofundador da SplitC.
“Temos como um dos nossos principais objetivos colaborar para o crescimento do setor financeiro em todas as frentes do mercado. É por isso que, além das próprias soluções de gestão financeira oferecidas pela Kamino, também buscamos o compartilhamento constante de experiências – a fim de criar e entender diferentes práticas e oportunidades de negócios”, pontua Gonzalo Parejo, CEO da Kamino.
E é pensando justamente nas assessorias de investimento, que o executivo reúne alguns dos principais insights compartilhados durante o evento.
Planejamento e Comunicação
Os especialistas destacaram a importância de se fazer um diagnóstico de negócio adequado. Neste sentido, é essencial que os gestores de assessorias de investimento tenham conhecimento das fortalezas de seus próprios negócios e saibam, ainda, como angariar times e parceiros que possam colaborar em diferentes especialidades. Assim, há um ambiente colaborativo que favorece a criação de medições de dados claros, que não são impactados por erros durante a execução de um processo.
Para além da análise de resultados, foi destacada a importância da comunicação entre líderes e times, reforçando a necessidade de uma boa governança entre gestores.
Mudanças à vista
Outro ponto abordado foram as mudanças do mercado nos últimos anos, falando sobre a importância do entendimento dos gestores na nova configuração dos modelos de contratação dos assessores de investimento. Ainda, há a necessidade de que as assessorias tenham uma proposta de valor com foco no serviço prestado, ao invés de apenas produtos, os quais têm se tornado uma commodity.
Também é necessário notar a importância da tecnologia no setor para atividades como CRM, gestão de projetos e gestão financeira. Isso porque, um agente decisor do mercado é o Backoffice, que exige a análise criteriosa de dados e números para a tomada de decisões ágeis e assertivas.
Cultura data-driven
A diversificação deve ser uma máxima das assessorias no futuro e as palavras-chave são confiança e maturidade. Portanto, as assessorias precisam priorizar a eficiência por meio da análise de dados estruturados. É importante também que os gestores saibam como repassar essas informações, a fim de oferecer aos times os materiais necessários para o crescimento e a melhoria constante.