Em 2024, instituição atendeu mais de 19 mil pessoas e realizou projetos socioassistenciais para o desenvolvimento das comunidades locais
O Lar Fabiano de Cristo completa 67 anos de uma história descrita como uma missão de amor. São quase sete décadas criando condições para vidas mais dignas a pessoas em todo o Brasil. Com 45 Unidades Operacionais e mais de 19 mil crianças, jovens e pessoas idosas atendidas em 2024, o LFC tem uma equipe que se empenha em contribuir para a proteção e a promoção social de indivíduos em territórios marcados pela vulnerabilidade social.
Em 2024, cita-se o Programa Amigo do Seguro, fruto de uma parceria entre o LFC, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e a Associação Clube Salutar. O objetivo da ação foi capacitar jovens para o primeiro emprego no mercado de seguros. Foram 65 jovens que fazem parte dos programas sociais do Lar Fabiano de Cristo em Recife (Pernambuco), Natal (Rio Grande do Norte), Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Bayeux (Paraíba) e Salvador (Bahia), que passaram a ter uma qualificação técnica na área de Seguros, que complementa seus estudos de Ensino Médio.
“O ano de 2024 foi um ano importante para o Lar Fabiano de Cristo, pois a instituição conseguiu realizar a maioria dos objetivos traçados. Alcançamos também duas certificações importantes, o Selo Doar e o Prêmio Melhores ONGs, que dão visibilidade aos nossos padrões de gestão e transparência. O Lar Fabiano de Cristo é uma instituição em patamar de desenvolvimento, estando pronta para novos desafios. No Terceiro Setor, por sua própria natureza, o grande desafio é a sustentabilidade econômico-financeira. No Lar não é diferente. Embora contemos com o apoio valioso da CAPEMISA Social e de todo o grupo CAPEMISA, e com a participação de diversos parceiros, nosso maior desafio para 2025, diante das análises de cenário, será obter os recursos necessários para garantir a perenidade da Obra”, explica a Diretora-Presidente da instituição, Regina Maria de Oliveira.
A instituição procura dar voz e protagonismo para os jovens atendidos. É o caso da coparticipante Clarisse Ratis, de Belém do Pará. A adolescente foi selecionada para compor a gestão 2025-2026 do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Ela acompanhará de perto a construção das políticas de promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes para sua região. “Eu pude perceber que posso ir muito além do que imaginava, posso dizer que quero fazer a diferença, mostrar um pouco da minha realidade e da realidade de muitos jovens que vivem ao meu redor”, explica.
Em 2025. o LFC seguirá desenvolvendo atendimentos de forma individualizada, envolvendo também um apoio às suas famílias, o que amplia a extensão de seu trabalho. A instituição tem diversos parceiros em todo o Brasil, recebe o apoio da CAPEMISA e de outras empresas como Banco do Brasil, Mesa Brasil – Sesc e Agência do Bem, além de firmar parcerias com os municípios para execução de sua principal atividade socioassistencial, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Serão continuados os programas bem-sucedidos como o “Educação do Ser Integral” que traz para as atividades desenvolvidas, através de uma metodologia educacional, o ensino de ideias universais como amor, honestidade e respeito. Outro destaque é o “Programa Pedagógico Jacaré Poió”, que trabalha com crianças entre 6 e 11 anos para reforçar o aprendizado da leitura e que segue com força total, em mais um ano da instituição.
Para o público jovem, o projeto “Aprendiz Integral” prepara, capacita e insere estas pessoas no mercado de trabalho com parcerias firmadas entre empresas e o LFC. Assim, podem ter condições de gerar renda, que melhora sua condição social e garante perspectivas de sucesso em seu futuro.
A instituição também tem projetos de artes e esportes, em que revela talentos entre os participantes. Seus dirigentes se orgulham dos resultados dos assistidos, que já se destacaram em campeonatos de judô e karatê.
Para Regina Maria de Oliveira, o trabalho é referência porque pensa no atendimento integral das famílias e gerações. “Nossa atenção para a 3ª idade também é destaque. No Rio, por exemplo, auxiliamos a Casa Amigos Dedicados que propicia atividades culturais e recreativas como teatro, canto e ioga para 170 idosos. São números que nos orgulham nestes 67 anos e que queremos continuar por mais muitas décadas”, explica.