País é um destino estratégico para os negócios, que fazem parte do programa de aceleração do governo alemão para entrar no mercado
A LatAm Trampoline, plataforma que ajuda startups estrangeiras a lançarem produtos na América Latina, receberá, entre os dias 5 e 10 de novembro, uma delegação de startups alemãs que fazem parte do programa de aceleração do governo alemão, o German Accelerator. O objetivo da visita é explorar oportunidades de expansão no mercado brasileiro e conhecer o ecossistema de inovação do país.
Peter Rösler, diretor da Associação Ibero-Americana (IAV), revelou que cerca de 1.200 empresas alemãs são representadas no Brasil. De acordo com o Global Innovation Index publicado em setembro de 2023, enquanto a Alemanha figura entre os top 10 países mais inovadores do mundo, o Brasil aparece na 49ª posição.
“O Brasil é um destino estratégico para as startups alemãs, que veem no mercado a oportunidade de ganhar tração, sem enfrentar muita concorrência, já que muitas delas têm soluções inovadoras que ainda não existem no país”, explica Amanda Martins, especialista em liderança no desenvolvimento de novos negócios, CEO e fundadora da LatAm Trampoline.
Uma das startups envolvidas no programa é a Muffin, uma plataforma que utiliza inteligência artificial conversacional para fazer vendas e suporte para seguradoras. A empresa tem, como objetivo, se tornar o ChatGPT do setor, oferecendo uma experiência inédita, personalizada e eficiente para seus clientes.
O crescimento do mercado seguros brasileiros torna o mercado atrativo para a Muffin. Em 2022, a consultora Accenture apontou que a indústria brasileira de seguros atingiu a marca de R$ 355 bilhões em prêmios diretos, com um avanço de 16,2% em relação a 2021. Com esse crescimento significativo, o mercado busca criar, até o final de 2023, uma “cultura do seguro” para incentivar novos investimentos nesse tipo de serviço.
Segundo Amanda, esse momento é oportuno para a instalação da Muffin no país: “A parceria com a LatAm Trampoline ajuda a Muffin, por exemplo, a entender as particularidades do mercado brasileiro, se conectar com potenciais clientes e adaptar a sua solução para atender às necessidades do nosso país, como a cultura do seguro.”
Em menos de um ano, a LatAm Trampoline já auxiliou mais de 12 startups a lançarem operações no Brasil, oferecendo serviços que vão desde a definição da estratégia de entrada até a implementação operacional e o suporte contínuo no país. Com a chegada da nova delegação, a expectativa é que as startups sejam apresentadas a potenciais representantes locais, participem de reuniões com possíveis parceiros e clientes e recebam orientações sobre aspectos legais, fiscais e culturais do país.
“Apesar de promissor, entrar no mercado brasileiro pode ser desafiador para quem não domina o português, não possui networking local e não conhece tanto os processos legais, como a infra-estrutura do país. Portanto, a minha missão é simplificar esse processo, oferecendo às startups todo o suporte necessário para que elas possam se estabelecer e crescer com sucesso no país.”
Raphael Zeller, diretor do Programa da América do Sul do German Accelerator, afirma que a parceria com Martins pode deixar essa navegação por terrenos desconhecidos menos assustadora. “Nossa colaboração com parceiros dedicados, como a LatAm Trampoline, garante que nossas startups tenham as melhores ferramentas e orientação, bem como parceiros locais para prosperar em mercados como o Brasil.”