Lei de licitações de obras públicas é sancionada e inclui o mercado de Capitalização

Lei de licitações de obras públicas é sancionada e inclui o mercado de Capitalização/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

FenaCap estima que, aproximadamente, R$ 30 bilhões anuais serão utilizados como garantia de contratos de projetos, obras e outros serviços públicos, por meio da nova legislação

Lei 14.770/2023, sancionada na última sexta-feira (22/12), vai permitir a utilização de títulos de Capitalização como garantia nas licitações e contratações públicas de obras e serviços em âmbito federal, estadual e municipal. As empresas licitantes e as contratadas poderão ofertar títulos da modalidade Instrumento de Garantia para sua participação em licitações e, caso vencedoras, a execução dos serviços já licitados com mais segurança jurídica e financeira às operações. É uma operação bastante simples e ágil que passa a ser válida em todos os modelos de contratação pública.

“Esta é mais uma vitória para o segmento de Capitalização e todo o mercado segurador, que poderá contar com esse tipo de garantia, prevista em lei, em suas transações. Estimamos que, com a segurança jurídica que a nova lei traz, os títulos de capitalização poderão garantir cerca de R$ 30 bilhões, por ano, do volume total de contratos de projetos, obras e outros serviços públicos, que são contratados a cada ano pelo governo federal, estados e municípios. Agradecemos a todos os envolvidos nos esforços em prol deste avanço”, comenta Denis Morais, presidente da FenaCap (Federação Nacional de Capitalização).

De acordo com o diretor de Relações Legislativas da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Esteves Colnago, com a sanção da lei, haverá um aumento da concorrência nos certames, permitindo que as reservas técnicas existentes no segmento de capitalização possam ser utilizadas para a melhor execução de obras, serviços e políticas públicas. “Dessa forma, amplia-se ainda mais a atuação deste segmento no desenvolvimento de diversas regiões do país”, afirma Esteves.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Tendências de tecnologia para seguradoras em 2024
Tendências de tecnologia para seguradoras em 2024/ Foto: Freepik

Tendências de tecnologia para seguradoras em 2024

Para a desenvolvedora de softwares personalizados CBYK, Inteligência Artificial,

Next
Eventos climáticos respondem por quase 139 mil ocorrências no seguro Agrícola
Eventos climáticos respondem por quase 139 mil ocorrências no seguro Agrícola/ Foto: Unsplash

Eventos climáticos respondem por quase 139 mil ocorrências no seguro Agrícola

Dados do RNS Rural mostram que 11 eventos foram responsáveis por mais de 141 mil

You May Also Like