A união do físico e digital para humanizar o atendimento ao público e melhorar a experiência do consumidor foi destaque no Sebrae Empreenda da última terça-feira (21). O programa que aborda notícias relacionadas às iniciativas de sucesso de empreendedorismo no país recebeu o diretor executivo de marketing da MAG Seguros, Leonardo Secundo, para falar sobre um dos projetos de maior sucesso da companhia recentemente.
O MAG Phygital é uma iniciativa que usa tecnologia de machine learning (capacidade do computador para identificar padrões) para realizar um atendimento mais humanizado aos clientes da companhia, unindo os benefícios da ferramenta avançada com a especialização da empresa em consultoria e comercialização de seguros. Seu uso traz vantagens tanto para consumidores, mas também colaboradores da empresa, gerando retorno positivo para todo o setor.
“A união do físico com o digital, eu enxergo como uma forma de empatia com o seu cliente. Eventualmente, alguns tipos de produto, só pelo digital você não conseguirá fazer uma venda ou demonstrar os atributo e qualidades daquele serviço com excelência. A gente aqui encontrou uma forma de capturar essa demanda online, mas em dado momento dessa venda, a pessoa clica no WhatsApp digitalmente, mas um atendente ser humano”, destacou Secundo, durante entrevista.
A MAG Phygital proporcionou aumento de R$ 500 mil na receita da empresa e na geração de mais 42 mil leads, distribuídos pela equipe de vendas entre setembro de 2022 e junho de 2023. Secundo destaca que essa tecnologia pode ser aplicada em negócios menores, podendo auxiliar na remuneração de empreendedores individuais ou mesmo pequenas empresas, sem necessariamente um custo alto de investimento em tecnologia.
“Às vezes parece que esses termos de internet, de digital, requer muito investimento ou uma tecnicidade, conhecimento técnico muito aguçado, mas isso não é verdade. As ferramentas hoje estão muito disponíveis, gratuitas, muito baratas, e qualquer um pode abraçar essa causa, disponibilizar, vender o seu serviço ou produto, de forma online, com um ponto físico. E esse ponto físico não precisa ser uma loja ou estande, é ter um atendimento humanizado no mundo real, que eventualmente fale com o canal digital”, destacou.