A presença de manchas ou placas brancas na boca, aliada a outros sintomas, pode ser um indicativo de leucoplasia, uma lesão potencialmente maligna, mas que pode ser tratada.
A presença de manchas ou placas brancas na boca pode ser um sinal de doenças bastante complicadas, como a leucoplasia oral, uma lesão classificada como uma das mais malignas que podem ocorrer na cavidade oral.
A leucoplasia oral tende a se desenvolver em pessoas com idade entre 60 e 70 anos, mas também há ocorrências em jovens.
Se você quer saber mais sobre a leucoplasia, suas principais causas, tipos, formas de diagnóstico e tratamento, continue conosco! Explicamos tudo sobre essa condição que afeta a língua e outras regiões da boca.
O que é leucoplasia?
A leucoplasia oral consiste no surgimento de placas ou manchas espessas brancas na língua, e algumas vezes, na gengiva ou nas bochechas. Elas são indolores e não costumam causar incômodos, mas é importante não tentar removê-las sem auxílio de um profissional!
Vale informar que essas lesões podem se apresentar tanto na cor branca, como também cinza. Além disso, possuem bordas elevadas e grossas e uma superfície dura.
O que pode causar leucoplasia?
Não existe uma única causa específica para o surgimento de leucoplasia.
Entretanto, fumantes frequentes, pessoas que consomem bebidas alcoólicas e fazem o uso de próteses mal adaptadas podem ter que lidar com esse tipo de problema. Mas elas também podem acometer quem não se encaixa nas hipóteses mencionadas.
Embora ela não cause desconforto, pode ser um sinal de outra patologia mais grave, de forma que, aparecendo algum sinal, é fundamental buscar ajuda médica.
Quais os tipos de leucoplasia?
Existem dois tipos de leucoplasia, a leucoplasia oral e a leucoplasia pilosa.
A oral é a que pode afetar todas as pessoas. Já a leucoplasia pilosa apresenta mais probabilidade de afetar pessoas com o sistema imunológico baixo.
Essa lesão ocorre devido ao vírus Epstein-Barr (VEB), que fica no organismo toda a vida. Esse vírus pode ser ativado ou reativado, dependendo de qual situação o sistema imunológico se encontra.
Vale informar que pessoas que possuem HIV/AIDS são as que apresentam mais facilidade para desenvolver a leucoplasia pilosa, isso porque os portadores possuem maior deficiência no sistema imunitário.
De acordo com dados, 25% das pessoas soropositivas são afetadas pela leucoplasia pilosa.
A leucoplasia pilosa não é dolorosa e em alguns casos não piora para o desenvolvimento de um câncer. Esse tipo de lesão apresenta manchas com aspecto de fio de cabelos, podendo gerar a dúvida se é uma candidíase oral.
Dessa forma, é importante estar atento a todos os sinais e manter uma boa rotina de visitas a um dentista.
Como identificar a leucoplasia?
Para identificar a leucoplasia não é tão difícil. Isso porque o paciente começa a sentir um espessamento na cavidade oral.
Também é possível perceber o surgimento de manchas e placas brancas na boca, seja na língua, bochechas ou gengiva.
Assim, os principais sintomas são:
- manchas que podem confundir com sujeiras na boca, mas que não saem mesmo com a escovação correta;
- a textura da boca, língua, bochechas e gengivas tende a mudar;
- algumas áreas da boca ficam mais duras ou grossas, principalmente nos locais que surgiram as manchas;
- as manchas brancas não provocam desconforto e dor;
- placas com aspecto que possuem dobras ou pelos, nas laterais da língua;
- surgimento de algumas manchas vermelhas em cima das manchas brancas.
Então, nos primeiros surgimentos desses sinais, é muito importante ir ao dentista, receber o diagnóstico do que pode ser e iniciar o tratamento indicado.
Como é realizado o diagnóstico
O diagnóstico é realizado por um dentista após realizar uma análise das manchas e placas existentes.
Geralmente, o paciente será encaminhado para realizar uma biópsia utilizando uma pequena amostra da placa branca.
Assim, será possível identificar qual o problema e se for o caso, diagnosticar a presença da leucoplasia. Além disso, avaliar se é benigna ou maligna e se há possibilidade de se tornar maligna.
Como prevenir?
Para prevenir o surgimento de leucoplasias você deve seguir as dicas a seguir:
- evite o uso de tabaco: fumar ou mascar cigarro acaba gerando muitos problemas relacionados a sua saúde, principalmente bucal. O cigarro está entre um dos fatores que mais influenciam no surgimento de leucoplasia, ao evitar você estará se prevenindo e diminuindo as chances de ter essa lesão;
- não abuse do álcool: além do cigarro, o álcool pode ser bastante prejudicial à saúde, aumentando as chances do surgimento de leucoplasia;
- melhore a sua alimentação: ao consumir frutas, legumes, verduras e comidas menos gordurosas, você estará aumentando os antioxidantes em seu corpo. Os antioxidantes desativam as moléculas nocivas que podem danificar os tecidos, ao se alimentar corretamente, você estará diminuindo as chances de desenvolver a leucoplasia.
Leia também: Alimentação influencia na saúde bucal
Como é feito o tratamento
O tratamento é indicado por um dentista após uma análise das manchas e placas e suas causas.
Vale adiantar que nos casos relacionados a vírus, será possivelmente indicada a utilização de medicamentos antivirais. Já em outros casos, é comum utilizar tratamentos tópicos, para aplicar diretamente nas lesões.
Em casos de câncer bucal, pode ser necessária a realização de cirurgias, radioterapia ou quimioterapia, podendo variar de acordo com o estado de saúde do paciente e a gravidade da lesão.
Assim, é possível perceber a importância da assistência odontológica para identificar a leucoplasia e realizar o tratamento ideal.
Se você ainda não possui plano de assistência odontológica, a Unimed Odonto oferece ótimas propostas que vão te beneficiar e auxiliar para a realização de consultas. Confira algumas opções perfeitas para você!
Posts relacionados Inflamação dos lábios: como tratar a condição
A inflamação nos lábios pode causar dor e desconforto, além de gerar rachaduras, sensação de queimação, descamação, entre outros incômodos. Leia mais
Você observa a data de validade dos produtos bucais?
Você observa a data de validades dos produtos presentes no seu banheiro? Especialmente os produtos de higiene bucal? É importante Leia mais
O post Leucoplasia: O que é essa doença da língua e como tratar apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.