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Levantamento da FenaPrevi revela aumento na adesão de seguro de vida em grupo entre as empresas brasileiras

Levantamento da FenaPrevi revela aumento na adesão de seguro de vida em grupo entre as empresas brasileiras / Foto: Headway / Unsplash
Foto: Headway / Unsplash

O crescimento significativo nos últimos anos reflete um cenário de oportunidade para as seguradoras e a preocupação dos colaboradores na hora de escolher os benefícios

De 2019 a 2023, a adesão de empresas ao seguro de vida em grupo alcançou R$ 15 bilhões em prêmios, configurando um crescimento de mais de 140% em comparação ao início do período citado. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) em parceria com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), e indicam que as organizações estão cada vez mais interessadas na implementação de coberturas coletivas. No mesmo período, dados da MetLife Brasil, indicam que houve um aumento de 71% na arrecadação de soluções de seguros de vida em grupo, principalmente com coberturas voltadas à saúde e bem-estar.

Segundo especialistas, os seguros de vida em grupo protegem os colaboradores e são importantes para a atração e retenção de talentos, uma vez que contribuem para o seu bem-estar físico (ao oferecer coberturas e assistências para uso em vida) e mental (ao cuidar da proteção financeira e tranquilizá-los de alguma preocupação inesperada). Dados publicados pela MetLife a nível global em 2024, indicam o aumento no interesse dos funcionários por empregos que promovam o bem-estar e isso inclui a oferta de benefícios. Segundo a 22ª edição da pesquisa Employee Benefits Trends Study (EBTS), 63% dos funcionários ouvidos afirmaram que os seus pacotes de benefícios atuais ajudam a reduzir o estresse geral e 61% disseram que os pacotes de benefícios atuais ajudam a reduzir a tensão financeira. A oferta de benefícios ajudaria na redução das aflições, promovendo um melhor ambiente de trabalho. Entre as principais causas de problemas de saúde mental dos funcionários, segundo o estudo, estão: preocupações financeiras (45%), estresse com questões fora do trabalho (36%), conciliação entre o trabalho e as atividades em casa (33%), estresse com a economia (32%).

O seguro de vida em grupo ainda é visto como um benefício crucial para os colaboradores em diversos países e, para as empresas, continua sendo uma oportunidade de segurança, principalmente por conta de benefícios fiscais e amparo em caso de imprevistos, como é o caso da oferta de Cobertura de Verbas Rescisórias (VR), um produto que garante o reembolso de despesas de rescisão, em caso de falecimento de um colaborador, ajudando a minimizar o impacto financeiro para a empresa.

O seguro de vida em grupo ainda é um dos produtos mais comercializados pela MetLife Brasil, e a oferta deste benefício tem evoluído. “Além das coberturas tradicionais, como Morte, Morte Acidental e Invalidez Permanente por Acidente (IPA), os seguros de vida em grupo da MetLife se diferenciam do mercado, ao oferecer uma variedade de coberturas e assistências para serem utilizadas em vida, como: a Cobertura de Despesas Médico-Hospitalares (DMHO), que reembolsa despesas médicas e hospitalares por acidentes pessoais; a Diária de Incapacidade Temporária por Acidente ou Doença (DITAD), que oferece suporte financeiro em caso de afastamento involuntário por doença ou acidente; e a Diária por Internação Hospitalar (DIH) que indeniza o segurado durante seu período de internação. O Programa Saúde e Bem-Estar, por exemplo, é um outro diferencial da MetLife, ao levar para os colaboradores das empresas uma solução digital, que proporciona tele orientações em áreas como nutrição, psicologia e reabilitação”, destaca Jaime Neto, AVP de Produtos da MetLife Brasil.

Realizada em novembro de 2023 e publicada em 2024 com o objetivo de ser uma “segunda onda” sobre o estudo realizado em 2022; pesquisa teve o intuito de ilustrar como os benefícios são significativos para contribuir com o bem-estar dos funcionários. O conteúdo destaca as preocupações e incertezas que muitos trabalhadores sentem com o inesperado; principalmente com relação ao cenário macroeconômico – como conflitos geopolíticos, ciclos eleitorais e a sobreposição de trabalho e vida pessoal – e de que forma isso impacta nas finanças e na proteção financeira. Foram realizadas 2.640 entrevistas com funcionários em tempo integral, com 21 anos ou mais, em empresas com pelo menos dois funcionários nos EUA.

Mais informações: MetLife_EBTS_2024.pdf.

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