Liberdade financeira: como se planejar e controlar as finanças

Liberdade financeira: como se planejar e controlar as finanças / Foto: Seniv Petro / Freepik
Foto: Seniv Petro / Freepik

Para sair do sufoco e conquistar a liberdade financeira, o primeiro passo é encarar a realidade das finanças pessoais sem medo

As famílias enfrentam um desafio crescente em relação às finanças pessoais no Brasil, com um alto número de pessoas endividadas. Entre os principais vilões desse cenário está o uso irresponsável do cartão de crédito.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,3% das famílias têm dívidas para pagar. Dentro deste percentual, 17,1% das pessoas disseram estar “muito endividadas”.

Para ajudar a reverter essa situação e proporcionar uma vida financeira mais saudável é fundamental adotar medidas de controle e planejamento.

Virando o jogo: em busca da liberdade financeira

Para sair do sufoco e conquistar a liberdade financeira, o primeiro passo é encarar a realidade das finanças pessoais sem medo. Mapeie todas as dívidas, identificando valor, taxa de juros e prazos para pagamento.

Além disso, um orçamento familiar realista e detalhado é primordial para ajudar no planejamento financeiro. Considere todas as despesas fixas e variáveis. Priorize o pagamento das dívidas, especialmente se elas estiverem atreladas ao cartão de crédito, que tem taxa anual de juros média de 300%, podendo chegar a 875% em algumas instituições.

Nesse sentido, determine um valor mensal a ser destinado exclusivamente para a quitação de dívidas. Reduza gastos supérfluos e reavalie suas prioridades para direcionar mais recursos para o pagamento das dívidas.

Renegocie as dívidas e tenha uma estratégia

Uma dica fundamental para retomar o controle das finanças é entrar em contato com os credores para renegociar as condições de pagamento. Muitas vezes, é possível conseguir descontos, redução de juros ou prazos estendidos. Mantenha uma postura firme e não aceite acordos que não sejam favoráveis a você.

Além disso, existem duas abordagens principais para quitar dívidas: a “estratégia da bola de neve” e a “estratégia dos juros altos”. Na primeira, você prioriza o pagamento das dívidas de menor valor, enquanto na segunda você prioriza as dívidas com taxas de juros mais altas. Escolha a opção que faz mais sentido para você e mantenha o foco até quitar todas as dívidas.

Reserva de emergência

Ter uma reserva financeira é primordial para lidar com imprevistos e evitar o acúmulo de dívidas futuras. Poupe uma porcentagem da sua renda mensal e estabeleça um objetivo para a reserva. Mantenha essas economias em uma conta separada e evite utilizá-las para despesas desnecessárias.

Educação financeira e aconselhamento

Procure investir seu tempo em sua educação financeira. Livros sobre finanças pessoais, cursos online ou presenciais e acompanhar blogs e canais especializados são extremamente úteis. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais preparado estará para tomar decisões financeiras inteligentes e evitar armadilhas.

Todavia, ter o aconselhamento de especialistas auxilia bastante na construção de um futuro sólido e da sonhada liberdade financeira. Por isso, a Europ Assistance Brasil (EABR) oferece serviços de orientação financeira que proporcionam uma melhor organização do orçamento pessoal ou familiar. Este aconselhamento envolve o desenvolvimento de planos de ação para uma vida financeiramente sustentável e orientação em diversas áreas, como planejamento de aposentadoria, taxas de câmbio, crédito imobiliário, investimentos e declaração do Imposto de Renda.

Por oferecer essas coberturas abrangentes e vantagens exclusivas, a Europ Assistance Brasil se destaca como uma parceira confiável na busca pela estabilidade financeira e o alcance dos objetivos pessoais. Saiba mais no site da Europ Assistance Brasil ou aproveite para seguir nas redes sociais (Instagram, LinkedIn e Facebook). Também há uma série de vídeos com mais conteúdos no YouTube.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Corretores que fizeram cursos da Universeg registram melhor desempenho comercial
Corretores que fizeram cursos da Universeg registram melhor desempenho comercial / Foto: Cytonn Photography / Pexels

Corretores que fizeram cursos da Universeg registram melhor desempenho comercial

Dados foram divulgados pelo Grupo Bradesco Seguros

Próximo
Contagem regressiva: Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros (PACS) acontece em 10 e 11 de agosto
Contagem regressiva: Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros (PACS) acontece em 10 e 11 de agosto / Divulgação

Contagem regressiva: Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros (PACS) acontece em 10 e 11 de agosto

PACS®, promete fornecer técnicas, ferramentas e uma metodologia exclusiva que

Veja também