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“Lidamos com gerações acostumadas a resolver tudo na palma da mão”, conta João Merlin, superintendente de Automóvel da Zurich

João Merlin, diretor de Negócios em Automóvel da Zurich Seguros / Foto: Divulgação
João Merlin, diretor de Negócios em Automóvel da Zurich Seguros / Foto: Divulgação

Seguradora Zurich está atenta às tendências do segmento e projeta oportunidades para expandir a frota de veículos segurados no Brasil

Dando sequência ao especial sobre tendências no Seguro para Automóveis, o Universo do Seguro conversa com João Merlin, superintendente de Automóvel da Zurich. O executivo compartilha a visão da companhia diante da chegada dos veículos híbridos e elétricos, além dos desafios diante da redução na produção mundial de veículos e do envelhecimento da frota brasileira de carros.

Dados apurados pela NeoCharge apontam que atualmente existem mais de 130 mil veículos híbridos ou elétricos no País. O número é mais de 4 mil por cento superior ao registrado em 2015, quando a frota era de apenas 3,1 mil veículos desta modalidade em território nacional.

Mudanças nos Seguros de Automóveis 

Neste sentido, João Merlin pondera que a chegada dos veículos híbridos e elétricos impulsiona mudanças nos seguros de automóveis e em todo o ecossistema ligado ao mercado automotivo. “Esses veículos têm características e riscos diferentes em comparação com os veículos tradicionais movidos a gasolina ou diesel. Não apenas as seguradoras, mas todo o mercado, deverão se adaptar a esse contexto, considerando aspectos como a autonomia da bateria, infraestrutura de carregamento, sistemas de segurança avançados e custos de reparo. Hoje, por exemplo, a Zurich dispõe de um seguro somente para veículos elétricos e híbridos, e a tendência é que as seguradoras elaborem produtos, coberturas e condições específicas, que atendam às necessidades dos portadores desse tipo de automóvel”, explica.

Além disso, o superintendente revela que a disponibilidade de estações de carregamento e a capacidade de acesso rápido à recarga são fatores que podem influenciar a precificação e a política de cobertura. “Um ponto importante que as companhias que trabalham com esse produto devem ter é um protocolo de assistência em caso de descarregamento do veículo, já que não existe carga rápida nem carregador portátil e o veículo terá de ser rebocado”, comenta.

Merlin também destaca as oportunidades desencadeadas pelo crescimento na adesão aos veículos híbridos e elétricos. “A crescente conectividade e os avanços na tecnologia de veículos também oferecem novas oportunidades para as seguradoras. A integração de tecnologia e telemática nos veículos elétricos e híbridos, por exemplo, pode proporcionar uma melhor compreensão dos riscos e uma precificação mais precisa das apólices”, afirma.

Renovação da frota

Outro desafio para as seguradoras que atuam no segmento de automóveis tem relação com o envelhecimento da idade média da frota brasileira de veículos. Atualmente, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a idade média dos automóveis chega a 10 anos e 9 meses. “A queda significativa de produção de veículos a nível global gerada pela pandemia, bem como a restrição da oferta de crédito no Brasil, reduziu a oferta de novos veículos no país. Consequentemente, gerou um envelhecimento da frota”, comenta. “O desafio do mercado segurador é ajustar suas análises de riscos, se adequar a essa nova realidade e criar novos produtos ou condições que possam atender a esse cenário”, projeta.

Preferências do consumidor

João Merlin demonstra que as companhias seguradoras precisam “levar em consideração alguns aspectos, como as novas formas de mobilidade, a agilidade e praticidade no atendimento, além da preocupação socioambiental, que é uma marca da nova geração que está crescendo agora”.

O executivo defende, ainda, o desenvolvimento de sistemas que facilitem a jornada para a prestação de atendimentos rápidos, ágeis e eficazes. “Tornar os serviços mais ágeis e investir em autosserviços tem de ser uma das prioridades das companhias, porque estamos lidando com gerações acostumadas a resolver tudo na palma da mão. Até por isso, nosso seguro hoje conta com soluções de Inteligência Artificial que auxiliam na avaliação e precificação dos sinistros, buscando reduzir o tempo de espera do cliente quando precisa acionar o seu seguro”, exemplifica.

Outro aspecto que permeia as mudanças no perfil de consumo tem relação com a mobilidade urbana. “Este é um assunto que vem se tornando central nas grandes cidades. Uma das tendências nesse sentido é que os carros elétricos fiquem mais acessíveis e ganhem escala, principalmente, entre as pessoas que se preocupam com a questão ambiental. Atenta a esse movimento, em 2019 a Zurich foi pioneira em oferecer seguro para carros elétricos e híbridos, atendendo a consumidores que optam por veículos menos poluentes. Oferecemos cobertura para cabo de carregamento em caso de roubo/furto, carro reserva híbrido ou elétrico, assistência 24 horas diferenciada com atendimento concierge”, cita Merlin.

Sustentabilidade é um dos pilares da Zurich

Uma das premissas da Zurich Seguros tem relação com a sustentabilidade e o futuro do planeta. Segundo João Merlin, este é um tema cada vez mais forte entre os consumidores. “É importante as seguradoras olharem para toda a jornada do consumidor e pensarem mudanças junto a seus parceiros”, diz.

O executivo conta, também, que a Zurich desenvolveu um projeto junto com o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), chamado Selo Verde, há dois anos. “É um projeto voltado para oficinas mecânicas parceiras engajadas com a necessidade de diminuir o impacto ambiental de suas atividades. Já são 188 oficinas certificadas”, sublinha. “Os estabelecimentos são avaliados em mais de 50 critérios sobre processos de gestão, equipamentos, operações, instalações, colaboradores, entre outros, do ponto de vista da sustentabilidade. Alguns exemplos são processos de economia de água e energia, além do descarte de resíduos, por exemplo. Com isso, buscamos engajar nossos parceiros e garantir que nossos clientes tenham acesso a opções de oficinas que têm essa preocupação em seus negócios”, acrescenta.

Espaço para crescer

Um dos maiores objetivos da indústria seguradora é ultrapassar a barreira de 30% de veículos segurados no Brasil. Para João Merlin, “as pessoas nem sempre conhecem a vantagem de ter um seguro”. “A falta de educação financeira e de cultura de seguro no Brasil ajudam a explicar que apenas 30% da frota circulante no país possui seguro, mas não é só isso. A frota envelhecida, já mencionada antes, é outro fator que dificulta a ampliação de veículos segurados: cerca de 8,9 milhões de veículos têm acima de 16 anos – quase 20% da frota atual. Ainda assim, há muito espaço para crescer”, analisa.

Parceria da Zurich com os corretores de seguros

O superintendente de Automóvel da Zurich, diante disso, enfatiza o papel fundamental dos corretores de seguros para disseminação da importância do seguro. “É o corretor de seguros que consegue mostrar a importância do seguro para as pessoas, principalmente, quando ele atua como um consultor do cliente. Buscando no mercado as melhores opções, adequadas às necessidades e desejos do cliente, o corretor consegue mostrar a importância da proteção e o que o mercado pode oferecer a ele”, aponta.

Deste modo, Merlin argumenta que os corretores são parceiros estratégicos da companhia. “Estamos acelerando no segmento de automóveis e queremos que os corretores nos enxerguem entre as melhores opções a serem apresentadas aos clientes. Queremos contribuir para que eles desenvolvam novas oportunidades de negócios, por isso, estamos sempre na busca por aperfeiçoar nossos produtos e processos”, assegura. “Esse movimento é importante porque os clientes estão cada vez mais exigentes e têm cada vez mais informação à mão. A tecnologia permite isso e os consumidores estão bastante criteriosos em suas escolhas”, completa.

Consumidor deve ter atenção

Antes de contratar um seguro para o carro, o consumidor precisa estar atento a uma série de fatores para garantir segurança e tranquilidade em todos os momentos. “O consumidor deve estar atento às coberturas e serviços oferecidos, além de verificar a facilidade e agilidade no processo de contratação e atendimento”, alerta João Merlin. “É importante, também, o consumidor estar atento à reputação da seguradora, e questionar o seu corretor sobre a qualidade dos serviços oferecidos e as coberturas incluídas. Outro ponto é verificar os serviços adicionais como assistência 24 horas, carro reserva, guincho e serviços de reparo. Esses benefícios podem ser importantes em situações de emergência ou quando o veículo precisar de assistência”, finaliza.

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