Para Karen Julliet Cartagena Rodriguez, especialista em gestão de talentos, esse tipo de cultura promove respeito e confiança entre gestores e colaboradores
Tipos de liderança são uma pauta frequente no mercado de trabalho e, consequentemente, na gestão de pessoas. Existem diferentes características que fazem de um profissional um bom líder e a questão mais debatida nos últimos anos é a inspiração gerada nas equipes por determinadas lideranças.
A liderança inspiradora pode trazer uma série de benefícios, especialmente quando é considerado que boa parte dos profissionais insatisfeitos no mercado atual estão em busca de trabalhos nos quais se sintam mais valorizados, bem remunerados e inspirados.
De acordo com Karen Julliet Cartagena Rodriguez, especialista em gestão de talentos, a liderança inspiradora energiza e empodera as pessoas e equipes, criando um senso de propósito com impulso para mudanças. “O líder tem a capacidade de dar inspiração com uma visão clara de futuro, garantindo assim, o alcance de um objetivo organizacional em comum”, relata.
A gestora acredita que líderes inspiradores são pessoas que geram uma cultura que promove pilares de respeito, confiança e comprometimento. “Para isso, eles contam com algumas características como autoconhecimento, confiança em si mesmo e na equipe, fidelidade ao discurso, empatia, humildade, comunicação assertiva e, sobretudo, um propósito muito bem definido, pois só assim será possível mobilizar as pessoas. O líder inspirador é apaixonado por sua missão e é capaz de compartilhá-la de forma com que os outros também se sintam da mesma maneira por esse objetivo”, pontua.
Para Karen, esse tipo de liderança é alcançada com treinamento e anos de vivência. “O único atributo não treinável é o caráter das pessoas, mas habilidades podem ser ensinadas ao longo do tempo e, ao vivenciar novas experiências, exercer a liderança é uma delas. Como tudo na vida, existem pessoas que têm mais facilidade em determinados aspectos. As pessoas mais extrovertidas e comunicativas, por exemplo, têm um ponto a seu favor. Isso porque o líder precisa garantir uma comunicação assertiva com todos os liderados”, revela.
Líderes que trazem ideias inovadoras são vistos com bons olhos por equipes e gestores, mas é necessário ter cautela ao apresentar essas propostas de inovação. “As organizações precisam se reinventar o tempo todo. Porém, o líder precisa entender que, antes de trazer sua ideia para a mesa, é necessário apresentar o contexto e agir se adequando a cada situação para ser reconhecido como uma pessoa assertiva. Ter ideias novas é sim um diferencial, mas a forma e o momento como elas são expostas irá fazer toda a diferença”, relata a especialista.
Um líder inspirador é seguido porque as pessoas querem segui-lo, não por poder ou autoridade adquirida pelo cargo. “Essas pessoas têm um senso de propósito que os conecta. Compreender as razões pelas quais fazemos o que fazemos é o que desperta a lealdade dos funcionários e faz com que esses gestores atinjam suas grandes metas”, declara Karen.
De acordo com a especialista em RH, para criar uma cultura corporativa de sucesso é necessário que os gestores impulsionem a carreira de seus colaboradores. “Com isso, a equipe irá impulsionar a empresa para frente. Os gestores podem promover ações que ajudem a aprimorar a aptidão dos colaboradores. Assim, a empresa ganha em produtividade, engajamento e, claro, faturamento”, finaliza.