Com foco em vagas remuneradas em dólar ou euro, especialista da TechFX destaca perfis que ajudam brasileiros a se conectar com empresas estrangeiras
De acordo com levantamento do Boston Consulting Group (BCG), um em cada quatro profissionais está disposto a trabalhar em outro país. O estudo aponta que 23% estão ativamente em busca de uma oportunidade no exterior, revelando um movimento crescente de brasileiros interessados em internacionalizar suas carreiras.
A principal vitrine dessa movimentação tem sido o LinkedIn. A rede social profissional se consolidou como uma ponte entre talentos brasileiros e empresas estrangeiras. Segundo o estudo da TechFX, plataforma de câmbio especializada em profissionais brasileiros que recebem do exterior, 53,65% dos que conseguiram uma vaga em uma empresa estrangeira utilizaram a plataforma como ferramenta para se conectar com empregadores internacionais.
“O LinkedIn se tornou a nova fronteira do trabalho global. É onde brasileiros negociam salários em dólar, conquistam entrevistas internacionais e descobrem como se posicionar em um mercado competitivo”, afirma Eduardo Garay, CEO da TechFX.
Com isso, o executivo reuniu cinco perfis que se destacam por oferecer orientação prática e estratégias para quem deseja conquistar uma vaga fora do país. Confira:
1. Tammy Silva
Com uma trajetória de mais de uma década em empresas globais e cinco anos atuando em regime remoto, Tammy Silva transformou sua experiência em conteúdo aplicado. Seu perfil é voltado à orientação de brasileiros que desejam encontrar uma vaga remota em dólar, com conteúdos que abrangem desde a preparação de currículo até simulações de entrevista e negociação salarial. Além disso, sua newsletter semanal destaca, ao menos, 10 vagas com remuneração em moeda estrangeira.
2. Trampar na Gringa
O perfil “Trampar na Gringa” tem como foco preparar profissionais experientes, com domínio do inglês, para processos seletivos internacionais. Os conteúdos envolvem treinamentos para entrevistas, estratégias para destacar o perfil no mercado global e orientações sobre como atingir salários em dólar ou euro. A proposta é tornar a transição para o mercado externo mais eficiente.
3. Pietro Dubal Almeida
Com início de carreira como professor de inglês, Pietro evoluiu para o papel de mentor, ajudando brasileiros a se comunicarem com confiança em ambientes internacionais. Seus conteúdos são direcionados à aplicação prática do idioma como ferramenta de negócios e à preparação para interações profissionais em organizações estrangeiras.
4. Lucas Faria
Desenvolvedor desde 2016, Lucas ingressou em sua primeira organização internacional em 2020. Criador da newsletter (nagringa.dev), ele compartilha semanalmente dicas práticas sobre engenharia de software, com foco em quem deseja crescer no mercado gringo. Suas publicações visam acelerar a adaptação técnica de profissionais da área de tecnologia que buscam vagas globais.
5. Leo Marconi
Com mais de 13 anos de experiência e quatro deles como gerente de contas nos Estados Unidos, Leo Marcon alia sua atuação em publicidade à tutoria de inglês voltada a brasileiros. Seu perfil oferece dicas de comunicação eficaz para diferentes contextos e orientações para quem deseja atuar em ambientes corporativos estrangeiros.