Especialista destaca Geolocalização e Inteligência Artificial como tecnologias promissoras para o mercado
O setor de logística segue em expansão e adotando novas tecnologias para atender as demandas do mercado. As empresas do setor buscam constantemente aperfeiçoar suas estratégias com tecnologia de ponta e novas soluções que sejam mais eficientes e, sobretudo, sustentáveis. No entanto, pensar a logística envolve muito mais do que a organização do deslocamento de produtos, afinal, trata-se de um processo complexo.
“A logística é uma parte significativa de muitos dos principais negócios em evidência no momento. Mas não podemos pensar nela apenas como transporte; incorporar outras ideias que otimizem os resultados é fundamental para as empresas no cenário atual. Só assim elas podem oferecer serviços e produtos de melhor qualidade ao seu público”, comenta Kleber Fernandes, diretor de qualidade e gestão técnica da Solistica, maior operadora da América Latina com soluções 3PL.
A empresa, que conta com unidades de distribuição em todo o país, tem boas expectativas para 2024 e lista, a seguir, cinco tendências que devem estar em alta. Confira:
Geolocalização
Entre os diversos benefícios da geolocalização na logística, o destaque é a capacidade de controlar e rastrear a mercadoria em tempo real, proporcionando visibilidade completa da localização dos produtos, plataformas de distribuição e veículos de carga. Com ela, também é possível obter informações como o tempo de entrega e a velocidade do veículo em rota, que permitem tomar decisões mais informadas sobre pausas desnecessárias e tempos mortos. Esses dados não só melhoram a eficiência das operações, mas ainda contribuem para a elaboração de estratégias e proporcionam uma camada extra de segurança.
Logística sustentável
Algumas iniciativas auxiliam na transformação da cultura da cadeia. Para Kleber Fernandes, a mais importante delas é reduzir a pegada de carbono; isso é possível por meio dos investimentos em combustíveis alternativos, da reciclagem, reutilização da água, entre outras medidas. O executivo defende que conhecer a matriz de carbono e identificar os elos poluidores é o primeiro passo para a redução efetiva das emissões. A partir disso, a empresa pode buscar certificações que padronizam e classificam suas ações sustentáveis.
Inovações de entregas de última milha
Mesmo sendo a etapa final da entrega, é um ponto focal da logística. Trata-se da etapa imediatamente antes de o produto chegar às mãos do consumidor. A estratégia deve ser direcionada em soluções como microcentros de atendimento, entregas coletivas, hubs estrategicamente posicionados e gestão da informação, saem na frente. Essas inovações prometem mais rapidez e uma experiência do cliente aprimorada.
Integração de Inteligência Artificial
A cada dia que passa a IA alcança novas possibilidades. Quando se trata da cadeia logística, a tecnologia está revolucionando as operações de depósito, gerenciamento de estoque e previsão de demanda. Ao analisar grandes quantidades de dados, a empresa de logística pode otimizar estoque e reduzir desperdícios, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficiente.
Tecnologia e serviços de valor agregado
Para otimizar as operações de modo que haja redução de custos, maior produtividade e uma melhor experiência do cliente, é fundamental ter um bom sistema de gestão de armazéns. A solução permite projetar e executar uma série de processos para potencializar o armazenamento, possibilitando agilizar o fluxo de mercadorias, minimizar a manipulação delas, manter inventários precisos e garantir a correta identificação dos produtos. Além disso, personalizar processos para gerar um sentimento de maior proximidade ao cliente final.