Programa de Desenvolvimento de Lideranças avança na formação de gestores e na criação de ambientes seguros e colaborativos
A Lojacorr Seguros vem ampliando seu Programa de Desenvolvimento de Lideranças Lojacorr (PDLL), iniciativa criada para fortalecer competências essenciais de gestão e conectar o trabalho das equipes à estratégia da empresa. O programa se diferencia por ser desenhado sob medida para as necessidades internas e por colocar o líder no centro da formação de cultura e desenvolvimento humano.
Segundo a diretora financeira, Ludmilla Concon, o principal diferencial do programa está no propósito. “O PDLL busca gerar transformação e amadurecimento nos colaboradores. A Lojacorr entende que a alta performance é consequência natural de um time engajado e de uma cultura forte, sendo a gestão de pessoas uma responsabilidade primordial da própria liderança”, afirma. Ela explica que a liderança é orientada a atuar como “agente de desenvolvimento humano e guardião da cultura”.
O formato do PDLL varia conforme os objetivos de cada ciclo. Em 2024, as Unidades participaram de seis encontros quinzenais de duas horas, com foco em comunicação assertiva. Os líderes trabalharam temas como o poder da escuta, empatia para conquistar adesão, como lidar com conversas difíceis, expressão corporal, entre outros, com objetivo de construírem planos práticos para evoluir a comunicação com seus times.
Em 2025, o programa nas Unidades passou a operar em formato híbrido, com três encontros, sendo o primeiro presencial e os demais on-line. O foco foi o aprimoramento de habilidades comerciais, por meio de workshops temáticos e práticos, com metodologias de aprendizado ativo, análise de casos, roleplays e desafios aplicados, promovendo transformação real na atuação dos líderes, com foco nos pilares de resultado, protagonismo e presença.
Com relação à Sede, em 2024, foram realizados doze encontros quinzenais, com duração de três a cinco horas. “O objetivo principal foi promover a consciência dos líderes para 3 pilares principais: olhar para si por meio do autoconhecimento, olhar para a equipe e olhar para o mundo”, relata Ludmilla. O conteúdo do treinamento teve enfoque na Agilidade de Aprendizado (Learning Agility), abordando temas como autoconhecimento e agilidade em quatro frentes: em resultados, em pessoas, para mudanças e agilidade mental.
Os resultados têm sido percebidos no dia a dia. Entre os ganhos, Ludmilla destaca a evolução da maturidade gerencial. “Houve uma melhoria clara no nível de maturidade dos gestores, que passaram a assumir de forma mais efetiva a responsabilidade pela gestão e desenvolvimento das pessoas em seus times”, diz. Ela aponta também o aprimoramento das técnicas de feedback, a criação de ambientes seguros para inovação e a ampliação da transparência sobre estratégia, objetivos e metas da empresa.
Na pesquisa Great Place To Work (GPTW), foram registradas melhorias significativas, em especial na avaliação do pilar Imparcialidade e na percepção geral dos colaboradores com relação à qualidade de suas lideranças. Para sustentar o desenvolvimento, o PDLL incluirá módulos de reciclagem e aprofundamento em temas como inovação, inteligência artificial, futuro do trabalho, retenção de talentos e produtividade da área.
A Lojacorr Seguros consolidou um perfil de liderança baseado em oito pilares: entrega resultados, é confiável, inspira e mobiliza, comunica, conecta, transforma e constrói futuro (inovação), forma gente e busca o autoconhecimento e prática a ética. Para tornar esses pilares tangíveis e mensuráveis, a empresa implementou a Avaliação Anual de Liderança, que alimenta o Quadro Periódico do 9Box da Liderança e orienta o planejamento de sucessões. “Procuramos desenvolver líderes engajados e comprometidos com o propósito da empresa”, afirma Ludmilla. “Esse perfil de liderança é crucial para garantir crescimento e longevidade”, finaliza.
