Londres recebe desafio para fintechs realizado pelo Torq, núcleo de inovação aberta da Sinqia

Londres recebe desafio para fintechs realizado pelo Torq, núcleo de inovação aberta da Sinqia / Foto: Proxyclick Visitor Management System / Pexels
Foto: Proxyclick Visitor Management System / Pexels

Programa tem como objetivo trazer para o Brasil soluções tecnológicas de pagamentos internacionais desenvolvidas por startups sediadas em Londres e arredores

Com o objetivo estreitar os laços entre o ecossistema brasileiro de inovação e o mercado exterior, o Torq, núcleo de inovação aberta e corporate venture capital da Sinqia, gigante de software para o mercado financeiro, lança o Fintech Innovation Challenge Crossborder Payment. O desafio pretende trazer para o Brasil soluções tecnológicas de pagamentos internacionais desenvolvidas por startups de Londres e arredores.

O programa acontecerá em abril durante a UK Fintech Week, evento organizado pela Innovate Finance, órgão independente da indústria que representa e promove a comunidade global de fintech no Reino Unido. As startups interessadas em participar do desafio poderão se inscrever neste link até 20 de março.

O Torq vai selecionar três fintechs que passarão pela Rocket Week, uma semana de mentorias online com profissionais da Sinqia para desenvolvimentos de projetos. Os produtos das startups seguirão para a fase de prova de conceito, com possibilidades reais de parceria e negócios com clientes da carteira de mercado de fundos da Sinqia. Após a imersão, as soluções serão apresentadas para uma banca de especialistas convidados que vai eleger o melhor produto de pagamento internacional.

O desafio servirá como ponte para que fintechs britânicas tenham acesso estratégico a uma das principais iniciativas de inovação para o mercado financeiro no Brasil. “O Reino Unido reúne um ecossistema vibrante de talentos e inovação no setor financeiro. Dentro disso, detectamos muitas oportunidades de avanço tecnológico a partir das necessidades dos mercados de câmbio”, afirma Leo Monte, diretor de inovação da Sinqia e diretor-geral do Torq.

Segundo ele, além da sinergia entre os dois países na construção da agenda de Open Finance, há a presença internacional de empresas brasileiras no centro financeiro europeu e a ambição de empresas britânicas em alcançarem o mercado brasileiro.

“Além de investir em startups por meio de corporate venture capital, o Torq atua para fomentar a inovação no mercado financeiro em diferentes frentes, aproveitando a posição da Sinqia de provedora de infraestrutura tecnológica. Agora, faremos isso também em âmbito global”, afirma Monte.

O evento conta com o apoio do Open Banking Excellence (OBE), comunidade líder mundial de pioneiros em Open Banking e Open Finance.

Desafios de inovação do Torq

Este é o primeiro desafio de inovação organizado pelo Torq em outro país e o segundo no Brasil. Em julho de 2022, o núcleo de inovação aberta da Sinqia realizou o Desafio de Inovação Prev, que teve como objetivo impulsionar projetos de Open Finance que aproveitassem o compartilhamento de dados para ajudar as entidades fechadas de previdência com suas estratégias de atração e retenção de participantes e na melhoria da experiência dos participantes em suas transações com os fundos de pensão.

Depois de enfrentar uma banca composta por diretores e executivos de grandes empresas, como Visão Prev, Itaúsa e Sinqia, a startup vencedora foi a Pluggy, que ganhou uma parceria com os clientes da carteira de Previdência da Sinqia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Roubos e furtos de veículos em alta no Brasil: entenda como funciona o Seguro Automotivo
Emerita Lyra, diretora executiva do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) / Foto: Divulgação

Roubos e furtos de veículos em alta no Brasil: entenda como funciona o Seguro Automotivo

País registra cerca de 64 roubos e furtos de veículos por hora

Próximo
Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial
Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial / Foto: Divulgação

Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial

Cooperação foi assinada entre Embrapii e Câmara de Comércio e Indústria

Veja também