Europ Assistance Brasil

Longevidade no século XXI: Desafios e soluções para viver mais e melhor

O executivo Jorge Nasser / Foto: Universo do Seguro
O executivo Jorge Nasser / Foto: Universo do Seguro

Jorge Nasser compartilhou reflexões sobre a realidade demográfica inédita que vivemos

Em entrevista, o executivo Jorge Nasser compartilhou reflexões sobre a realidade demográfica inédita que vivemos. “Hoje, pela primeira vez na história da humanidade, convivemos com sete gerações. Desde os centenários, nascidos até 1929, até a geração alfa, nascida após 2010”, destacou.

O Brasil já conta com mais de 38 mil centenários, e a tendência é que o envelhecimento populacional continue a moldar a sociedade. Contudo, Nasser ressaltou que a questão principal não é apenas o aumento da expectativa de vida, mas a qualidade dessa longevidade. “O que se questiona hoje não é mais se nós vamos viver mais, é com que qualidade de vida nós vamos viver no futuro”, afirmou.

4 pilares da longevidade

De acordo com Nasser, a longevidade se sustenta em quatro pilares fundamentais:

  1. Saúde e alimentação: Cuidar da saúde pessoal e adotar hábitos alimentares saudáveis são passos essenciais para viver mais e melhor.
  2. Relações Sociais: A manutenção de vínculos interpessoais e o fortalecimento das relações sociais são igualmente importantes para a saúde mental e emocional.
  3. Qualidade física: A prática regular de exercícios físicos contribui diretamente para o bem-estar e previne doenças relacionadas ao envelhecimento.
  4. Planejamento financeiro: Este é o pilar que assegura a sustentabilidade da vida na terceira idade. “Tanto os seguros de vida e seguros de pessoas quanto os planos de previdência se apresentam como uma boa resposta para essa equação”, destacou o executivo.

Seguros e previdência: Respostas ao futuro

No contexto de uma população cada vez mais envelhecida, os produtos financeiros e de proteção se tornam ferramentas indispensáveis. Seguros de vida e planos de previdência, por exemplo, ajudam não apenas a proteger o presente, mas também a garantir recursos e tranquilidade para o futuro.

“O planejamento financeiro é crucial para garantir uma vida com qualidade nas etapas mais avançadas. É preciso pensar hoje para colher amanhã”, enfatizou Nasser.

Com a pirâmide demográfica se transformando e a expectativa de vida em ascensão, a necessidade de preparar-se para um futuro mais longevo é um desafio individual e coletivo. A mensagem é clara: investir nos quatro pilares da longevidade é o caminho para assegurar não apenas mais anos de vida, mas mais vida nos anos.

Total
0
Shares
Anterior
CAIXA e Governo Federal antecipam pagamento do bolsa família de janeiro para municípios de São Paulo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

CAIXA e Governo Federal antecipam pagamento do bolsa família de janeiro para municípios de São Paulo

Beneficiários de 29 munícipios do estado poderão sacar o benefício a partir

Veja também